Um olhar panorâmico sobre a aprendizagem de línguas mediada pelo computador: dos drills ao sociointeracionismo

Autores/as

  • Ricardo Augusto de Souza UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5007/fragmentos.v26i0.7761

Resumen

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma visão geral do conjunto de práticas pedagógicas conhecido como “ensino de línguas mediada pelo computador”. Tomando como elemento balizador considerações sobre a história do desenvolvimento deste campo, o artigo buscará enfatizar suas raízes profundas nas perspectivas sobre o ensino de línguas estrangeiras dominantes em diferentes épocas. Uma discussão detalhada é feita acerca do papel da Internet nos dias de hoje. O artigo é concluído com reflexões acerca da área no contexto brasileiro.

Biografía del autor/a

Ricardo Augusto de Souza, UFMG

possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestrado em Estudos Lingüísticos (2000) e doutorado em Lingüística Aplicada (2003), ambos também pela Universidade Federal de Minas Gerais. Durante o doutoramento, realizou estágio de um ano no Horwood Language Centre/Department of Linguistics and Applied Linguistics da University of Melbourne, na Austrália. Atualmente é professor adjunto de Língua Inglesa da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Publicado

2004-01-01

Número

Sección

Artigos