Romântico, expressionista e colorido: O Gabinete do Dr. Caligari (1920)

Autores

  • Michael Korfmann UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5007/fragmentos.v30i0.8220

Resumo

Este artigo pretende rever a classificação corrente de muitos filmes alemães dos anos 10 e 20 do século passado como expressionistas. Argumentamos que O Gabinete do Dr. Caligari era uma das poucas realizações cinematográficas que integrou, em nível visual, elementos desta tendência artística. Tratamos da sua gênese e mostramos como a película oscila entre um visual expressionista inovador e uma narrativa romântica tradicional. Incluem-se, nesta análise, elementos como a trilha sonora, a colorização e a recepção histórica. Abordamos também algumas intersecções com o filme brasileiro Limite (1931) de Mário Peixoto.

Biografia do Autor

Michael Korfmann, UFRGS

Possui graduação em Germanística - Universitaet Heidelberg (Ruprecht-Karls), mestrado em Germanística e Americanística - Freie Universitaet Berlin, doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e fez pos-doutorado na Universidade de Bonn, Alemanha. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2008-11-20

Edição

Seção

Artigos