A emergência dos Sete Povos das Missões: Formação Econômica e Social (F.E.S.) do COREDE Missões/RS

Autores

  • Daniel Claudy da Silveira Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍProfessor do curso de Ciências Econômicas
  • Silvio Cezar Arend Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Cidonea Machado Deponti Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2025.e100287

Palavras-chave:

COREDE Missões, Formação Econômica e Social (F.E.S.), Desenvolvimento Regional

Resumo

O artigo trata da emergência da região dos Sete Povos das Missões e sua distinta trajetória de desenvolvimento que culminou na atual configuração do Conselho Regional de Desenvolvimento das Missões (COREDE Missões) do Estado do Rio Grande do Sul. A região é detentora de especificidades e particularidades intrínsecas na sua dinâmica de desenvolvimento regional, marcada por períodos de tensões e disputas por território, desde os anos 1600. Para a análise considerou-se como marco teórico-metodológico a abordagem de Milton Santos (1976), de Formação Econômica e Social (F.E.S.), de modo a buscar interpretar a realidade e suas distintas perspectivas de desenvolvimento. Estas perspectivas que, estão ancoradas nas relações históricas, econômicas, sociais, geográficas, políticas, ambientais do território missioneiro. Assim, a pesquisa apresenta um resgate histórico, econômico e social da Região das Missões, buscando elucidar as distintas trajetórias de desenvolvimento, que interferem e repercutem sobremaneira na territorialidade contemporânea regional.

Biografia do Autor

Daniel Claudy da Silveira, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍProfessor do curso de Ciências Econômicas

Doutor em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UNISC); Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (PPGDR/UNIJUÍ); Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Organizações da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (PPGEO/URI-Santo Ângelo).

Silvio Cezar Arend, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Doutor em Economia (UFRGS). Professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Cidonea Machado Deponti, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UNISC).

Referências

BERNARDES, N. Bases geográficas do povoamento do Estado do Rio Grande do Sul. Ijuí: Editora Unijuí, 1997.

BRUXEL, A. O gado da antiga Banda Oriental do Uruguay. Revista Pesquisas. Vol. 5. 1961. p. 166.

COREDE MISSÕES. Plano estratégico de desenvolvimento da Região das Missões (2015-2030). WBATUBA, B. B. R. et al. (Org.). Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão. Santo Ângelo: Editora FuRi, 2017. 320 pg.

CHRISTENSEN, T. N. S. (Coord.) Missões: A questão indígena. Anais do XI Simpósio Nacional de Estudos Missioneiros. Volume 1, Santa Rosa: Editora UNIJUÍ, 1997.

FEE. Fundação de Economia e Estatística do Estado do Rio Grande do Sul. Dados abertos. FEE dados. 2017.

FLORES, M. A identidade cultural do território como base de estratégias de desenvolvimento - Uma visão do estado da arte. Santiago, Chile: RIMISP, 2006. Disponível: www.rimisp.org/getdoc.php?docid=3702.

FLORES, L. P. A missionarização sob olhar indígena. CHRISTENSEN, T. N. S. (Coord.) Missões: A questão indígena. Anais do XI Simpósio Nacional de Estudos Missioneiros. Volume 1, Santa Rosa: Editora UNIJUÍ, 1997. P. 214-242.

FONTOURA, L. F. M. Macanudo taurino: uma espécie em extinção? Um estudo sobre o processo de modernização na pecuária da Campanha gaúcha. 2000. Tese. (Doutorado em Geografia Humana) Instituto de Geografia, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2000.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censos agropecuários. Rio de Janeiro, 2006.

LAZZAROTTO, D. Os Sete Povos das Missões. Coleção Cadernos do Museu Antropológico Diretor Pestana. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 1996.

MARTINS, T. C. A dinâmica da produção cultural: as atribuições das instituições culturais na Região das Missões. Tese. (Doutorado em Desenvolvimento Regional), Programa de Pós-Graduação em desenvolvimento Regiomnal. Universidade de Santa Cruz do Sul. Santa cruz do Sul, 2014.

MIN. Ministério da Integração Nacional. PDFF, Brasil: 2009a.

MIN. Ministério da Integração Nacional. PROMESO, Brasil: 2009b.

NIEDERLE, P. A. Mercantilização, estilos de agricultura e estratégias reprodutivas dos agricultores familiares de Salvador das Missões, RS. 2007. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

NIEDERLE, P. A. WESZ JÚNIOR, V. J. A agroindústria familiar da região Missões: construção de autonomia e diversificação dos meios de vida. Vol. 14, n. 03p. 75-102, set./dez. Revista REDES. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2009.

PESAVENTO, S. J. História do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. Mercado Aberto, 2002.

POLACINSKI, E. et al. Plano de desenvolvimento do APL da agroindústria familiar das Missões (RS). Santo Ângelo: FuRI, 2014.

PORTO, R. G. Caracterização da pecuária familiar na região da Campanha Meridional: estudo de caso no município de Bagé, Rio Grande do Sul. 166 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Produção Agrícola Familiar). Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2008.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Planejamento e Gestão. Atlas socioeconômico do RS. Disponível em http://www.seplag.rs.gov.br/atlas/atlas.asp?menu=545.

ROTA, E. A construção do desenvolvimento: análise de um modelo de interação entre regional e global. Ijuí: UNIJUÍ, 1999.

SANTOS, M. A natureza do Espaço - técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 2006.

SANTOS, M. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 2ª ed. São Paulo: Editora Hucitec, 1997.

SANTOS, M. Sociedade e Espaço: a formação social como teoria e como método. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, n 54, p. 35-59, 1976.

SANTOS, J. Q. Os Guarani-missioneiros e a luta pela terra. In: CHRISTENSEN, T. N. S. (Coord.) Missões: A questão indígena. Anais do XI Simpósio Nacional de Estudos Missioneiros. Volume 1, Santa Rosa: Editora UNIJUÍ, 1997. P. 121-150.

SAUSEN, J. O.; OLIVEIRA, J. R. Análise histórica do processo de mudança na territorialidade de um município da Região das Missões do Estado do Rio Grande do Sul. ANPAD. Bento Gonçalves, 2013.

SEPLAN. Perfil socioeconômico COREDE Missões. Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional. Porto Alegre: 2015a.

SEPLAN. Cadernos de regionalização do plano plurianual 2016-2019 – Região Funcional 7. Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Regional. Porto Alegre: 2015b.

SIMONIAN, L. T. L. As Missões e as terras indígenas no Rio Grande do Sul. In: CHRISTENSEN, T. N. S. (Coord.) Missões: A questão indígena. Anais do XI Simpósio Nacional de Estudos Missioneiros. Volume 1, Santa Rosa: Editora UNIJUÍ, 1997. P. 78-100.

SOUZA, J. O. C. Autoctonia (re)velada: invisibilidade e alteridade indígenas na sociedade pluriétnica sulbrasileira (Rio Grande do Sul).

ZARTH, P. A. História agrária do planalto gaúcho. 1850-1920. Ijuí/RS: UNIJUÍ, 1997.

Downloads

Publicado

2025-03-25

Edição

Seção

Artigos