Notícias

Estamos migrando para o Portal Periódicos UFSC

  • Chamada de textos para o Dossiê em homenagem ao Prof. Carlos Augusto Figueiredo Monteiro

    2023-06-02

    Nascido em Teresina, em 1927, foi inequívoco o apreço do Professor Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pois aqui iniciou sua carreira acadêmica, em 1955, no curso de Geografia da então Faculdade de Filosofia e Letras que está na origem da Universidade Federal de Santa Catarina, quando ainda era funcionário do Conselho Nacional de Geografia, hoje FIBGE. Entre 1987 e 1990 colaborou como professor visitante nos cursos para o Mestrado em Geografia do Departamento de Geociências da UFSC (Florianópolis) e junto ao Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte) ministrando a disciplina “Análise Geográfica da Qualidade Ambiental”. Em 2008, o professor Carlos Monteiro foi agraciado com a outorga de título de Doutor Honoris Causa pela UFSC e, em 2017, recebeu o título de Cidadão Honorário da cidade pela Câmara Municipal de Florianópolis.  É também inquestionável a sua dedicação com e pela geografia. Assim dizia o professor: “Muito além da esperança de vida na média da população brasileira (±72 anos) já é uma longa 'travessia'. Se considerarmos que desde o meu ingresso no Curso de Geografia e História na antiga Faculdade Nacional de Filosofia da então Universidade do Brasil no Rio de Janeiro, em 1947, até minha aposentadoria como Professor Titular de Geografia Física na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, em março de 1987, a Geografia, ao longo de quarenta anos, foi a preocupação central em minha vida”. Sua grande contribuição intelectual está presente desde a elaboração do pioneiro “Atlas Geográfico de Santa Catarina” até artigos publicados na Revista Geosul, Cadernos Geográficos, Livros Geográficos, entre outros. É, pois, neste sentido, que a Revista Geosul abre essa chamada para homenagear o Professor Carlos Augusto Figueiredo Monteiro. O objetivo geral é produzir um DOSSIÊ que reflita os ensinamentos sobre Climatologia Geográfica, Fisiologia da Paisagem, Geossistemas e suas reflexões sobre a unidade da Geografia. Este dossiê será composto de duas partes. Uma primeira caracterizada por artigos (conforme normas previstas na revista) e uma segunda parte denominada de depoimentos (máximo 5 laudas).  Estão convidados para participar deste dossiê, professores do Departamento de Geociências, ex-orientandos de mestrado e doutorado, co-autores do professor, amigos, entre outros.

    As regras para elaboração dos textos encontram-se em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/geosul/about/submissions#authorGuidelines

    • As submissões iniciam em 02 de junho de 2023 e se encerram em 05 de outubro de 2023.
    • Emissão dos pareceres e processo de revisão dos textos: 05 a 31 de outubro.
    • Publicação: Novembro de 2023.
    • Observação: Os proponentes devem inserir um "comentário ao editor", no momento da submissão, informando que o trabalho destina-se ao dossiê.

     

    Saiba mais sobre Chamada de textos para o Dossiê em homenagem ao Prof. Carlos Augusto Figueiredo Monteiro
  • Nota de pesar

    2021-04-19

    É com enorme pesar que a revista Geosul, a Comissão Editorial e seus colaboradores comunicam o falecimento do professor e amigo César Augusto Ávila Martins. Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) com mestrado pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tornou-se referência nos estudos sobre a indústria de pesca. Era professor da FURG desde 1989 e teve uma brilhante carreira como pesquisador, orientador e vice editor-chefe da Geosul. Sempre solicito, prestativo e competente é insubstituível e permanecerá como parte da história dessa revista.  

    Nos solidarizamos com a família e amigos e lamentamos profundamente essa perda.

    Saiba mais sobre Nota de pesar
  • Recebimento de trabalhos permanece suspenso até 20 de janeiro de 2021

    2020-12-07

    Prezados autores,

    Devido ao grande número de artigos recebidos (em avaliação ou aguardando designação) e dadas as dificuldades que pareceristas e colaborados enfrentam neste momento de pandemia, a Geosul manterá suspenso o recebimento de novos trabalhos até 20 de janeiro de 2021. 

    Neste período, a equipe estará dando andamento as tarefas em curso e tomando as providências necessárias para atualizar a situação dos artigos recebidos até 05 de outubro (data em que foram suspensas as submissões)

    Gratos pela compreensão de todos

    Editor-Chefe, Carlos José Espíndola

    Saiba mais sobre Recebimento de trabalhos permanece suspenso até 20 de janeiro de 2021