Mudanças nas características físicas do topo do solo causadas por erosão laminar, em agricultura de subsistência no sistema de rodízio de terras: Guarapuava-PR

Autores

  • Edivaldo Lopes Thomaz

Resumo

O objetivo do presente estudo foi monitorar um ciclo de rodízio de terra em agricultura de subsistência, para verificar a mudança física no topo do solo causada pelo uso da terra e por erosão laminar. Foram monitoradas três áreas com diferentes estágios de regeneração. Os principais indicadores avaliados no topo do solo foram a resistência à compressão, densidade aparente e porosidade total. A resistência foi medida com penetrômetro de bolso, e a densidade aparente e porosidade foram avaliadas através de anel volumétrico com 95,5 cm3. A área 1 que permaneceu com capoeira em regeneração manteve as condições físicas do topo do solo. Após a queimada, a área 2 teve alguns locais com nítida mudança no topo do solo. Verificou-se que o topo do solo da área 3 estava com uma condição física superficial diferente das duas áreas anteriores. As mudanças físicas observadas no topo do solo se deveram ao manejo da terra e ao surgimento de cicatrizes causadas pelo fluxo difuso laminar (mancha irregular). Este processo intermitente de transporte de sedimento em vertente foi determinante para as mudanças físicas do topo do solo.

Biografia do Autor

Edivaldo Lopes Thomaz

(Geomorfologia) pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio na Universidade de Toronto em Geomorfologia Experimental e Erosão do Solo (2005). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Artigos