A questão energética na América do Sul: um estudo preliminar sobre o gás boliviano sob a perspectiva da infra-estrutura, da regulação estatal e do território

Autores

  • Claudete de Castro Silva Vitte

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de discutir a questão energética na América do Sul tomando o gás natural como referência e a Bolívia como caso a ser estudado. O período analisado é dos recentes governos neoliberais (1985-2005). Na atual geopolítica dos recursos energéticos há o destaque para o gás natural que teve forte aumento de consumo. A América do Sul apresenta importantes reservas de gás natural, aumentando sua importância estratégica. O caso boliviano mostra um intenso processo de privatização da produção e gestão deste recurso, com forte presença de empresas transnacionais. No entanto, desde o final da década de 1990 vem aumentando o número de pobres e indigentes em um país que é o segundo mais pobre da América Latina, em aparente paradoxo: é um país com grande riqueza potencial e com crescente empobrecimento da população, justamente quando se amplia a produção de hidrocarbonetos.

Biografia do Autor

Claudete de Castro Silva Vitte

Gaduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1993) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor ms3 da Universidade Estadual de Campinas.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Artigos