Questões conceituais: das unidades regionais à região metropolitana de Cascavel

Autores

  • Cleverson Alexsander Reolon Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia
  • Edson Belo Clemente de Souza

Resumo

No presente estudo, faz-se uma análise da formação da Região Metropolitana de Cascavel, situada na Mesorregião Oeste do Paraná, enfocando-se a pertinência conceitual e institucional do termo que identifica esta unidade espacial e sua abrangência geográfica. No Brasil, têm sido instituídas várias regiões metropolitanas espaciais e dinamicamente muito diversas, tanto no âmbito inter-metropolitano quanto intra-metropolitano. Partindo-se do pressuposto de que a metropolização é um processo do fenômeno urbano e não uma forma que se pré-define simplesmente a partir da Constituição, e pautando-se em pesquisas empíricas e teóricas da área de estudo e do tema em questão, sugere-se a revisão tanto do conceito quanto da abrangência geográfica proposta para a Região Metropolitana de Cascavel.

Biografia do Autor

Cleverson Alexsander Reolon, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Marechal Cândido Rondon, e mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Unioeste, campus de Toledo. Atualmente, é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) "Júlio de Mesquita Filho", campus de Presidente Prudente, pesquisador do Grupo de Estudos Territoriais (Geterr) da Unioeste, campus de Francisco Beltrão, e do Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais (Gasperr), e membro da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (ReCiMe). Os principais temas de interesse recente são: (des)concentração e (des)centralização espacial do capital, urbanização e aglomeração urbana no interior do Brasil, especialmente aqueles relacionados às cidades médias e de porte médio, assim como utilização de geotecnologias em âmbito acadêmico.

Downloads

Publicado

2006-01-01

Edição

Seção

Artigos