Gestão de recursos hídricos em bacias hidrográficas: Representações computacionais do ciclo hidrológico em Sistemas de Informações Geográficas

Autores

  • Anderson Luis Ruhoff
  • Rudiney Soares Pereira UFPR

Resumo

O presente artigo teve como objetivo implementar e realizar uma simulação computacional numérica do escoamento superficial da água, transformando um SIG em uma representação realista dos processos espaço-temporais. Este estudo insere-se nas atividades previstas pelo Fundo Setorial de Recursos Hídricos, através do gerenciamento de recursos hídricos em bacias na Região Sul do Brasil. Uma das áreas prioritárias estabelecidas pelo CT Hidro é a de Uso e Conservação dos Solos e Sistemas Hídricos, em que os principais problemas são a erosão e compactação do solo, perda de cobertura natural e reflorestamentos inadequados. O programa visa subsidiar a preservação dos recursos hídricos das bacias hidrográficas. Entre os principais resultados, destaca-se o grande volume de água escoada superficialmente, em que aproximadamente 46,32% do total precipitado na Bacia do Arroio Grande é perdido, o que representa mais de 90.500.000 m³ de água.

Biografia do Autor

Anderson Luis Ruhoff

possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), mestrado em Geomática (área de concentração: Tecnologia da Geoinformação) pela Universidade Federal de Santa Maria (2004) e cursa doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (área de concentração: Sensoriamento Remoto aplicado a Hidrologia) no Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor na Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas, atuando principalmente nos seguintes temas: estimativa e monitoramento dos fluxos de energia em superfície, análise de dados micrometeorológicos e sensoriamento remoto da atmosfera em biomas tropicais (cerrado e floresta amazônica).

Downloads

Publicado

2004-01-01

Edição

Seção

Artigos