Dados Ambientais em Sistemas de Informação Geográfica: da Aglutinação á Desnaturação

Autores

  • Carlos Hiroo Saito
  • Ana Paula Ferreira de Carvalho UNB - Brasília - DF
  • Osmar Abílio de Carvalho Junior UNB - Brasília - DF
  • Laércio Leonel Leite UNB - Brasília - DF

Resumo

Os Sistemas de Informação Geográfica (SIGs), como
qualquer instrumento, sofrem limitações impostas pela concepção de pesquisa proposta e a forma de organização da base de dados.
Para evidenciar a influência da estrutura de dados no resultado das análises nos SIGs, tomamos como exemplo dados sobre áreas de preservação permanente para a Bacia do Ribeirão do Gama (DF), Brasil, e procedemos a algumas simulações com diferentes graus de aglutinação de dados. Conclui-se que, em virtude das propriedades da hierarquia dos sistemas, uma base de dados que parta inicialmente de uma aglutinação de dados leva a uma perda de informação e, portanto, de poder diagnóstico.

Biografia do Autor

Carlos Hiroo Saito

Formado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), e Análise de Sistemas pela PUC/RJ (1990), tem mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1990) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), com ênfase em Geoprocessamento. Atualmente é Professor efetivo, classe Associado 2, do Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília, tendo sido Coordenador de Apoio à Pós-Graduação do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (cargo de Diretoria, CD-4) de janeiro a outubro de 2009. É pesquisador Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e desenvolve pesquisas na área de conhecimento de Ecologia aplicada, com ênfase em gestão ambiental e ordenamento territorial com avaliação prognóstica de impacto ambiental e participação social, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, geoprocessamento, recursos hídricos, investigação-ação (pesquisa-ação) e conservação da biodiversidade.

Ana Paula Ferreira de Carvalho, UNB - Brasília - DF

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Universidade de Brasília

Osmar Abílio de Carvalho Junior, UNB - Brasília - DF

Possui graduação em Geologia pela Universidade de Brasília (1990), mestrado em Geologia pela Universidade de Brasília (1995) e doutorado em Geologia pela Universidade de Brasília (2000). Atualmente é professor titular da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sensoriamento remoto, sistema de informação geográfica, hiperespectral, processamento digital de imagem e geomorfologia.

Laércio Leonel Leite, UNB - Brasília - DF

Graduado em Agrônomo, UFV, 1977. Concluiu o doutorado em Rural Land Use Planning - University of Edinburgh Escócia em 1982. Foi professor da UnB (1977 a 2000) e da Univ. Católica de Brasília (2001 a 2007). Mais informações: http://lattes.cnpq.br/8215390505764931" target="_blank">Currículo Lattes - CNPq.</a>

Downloads

Publicado

2001-01-01

Edição

Seção

Artigos