De agrovila a nó logístico do agronegócio na Amazônia: o caso de Miritituba, Itaituba, Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v34n71p382

Resumo

 A presente pesquisa tem como objetivo analisar as políticas públicas e coorporativas de logística do agronegócio da soja para viabilizar a exportação de commodity agrícola pelos portos do Arco Norte, com ênfase para o distrito de Miritituba, Itaituba, Pará e seus reflexos no lugar, face à implantação de Estações de Transbordo de Cargas (ECT) em Miritituba. Com o avanço do asfaltamento da rodovia Cuiabá - Santarém e da aprovação da lei 12.815\2013 (lei de portos), a partir de 2014 começa a instalação de ETC na localidade transformando o pequeno povoado, localizado a margem direita do rio Tapajós em um importante nó logístico estrada-rio do agronegócio na Amazônia no atual período histórico.

 

Biografia do Autor

Márcio Júnior Benassuly Barros, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

 Geógrafo (UFPA), mestre em geografia (UFPA), doutor em geografia (UnB). Professor da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq – Políticas públicas e dinâmicas territoriais na Amazônia (GPDAM) em atividade na UFOPA.

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Publicado

2019-05-07

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Artigos