Concentração fundiária e dinâmica imobiliária em uma cidade que já surgiu como negócio: um estudo a partir de Primavera do Leste, MT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v34n71p448

Resumo

Este artigo evidencia as contradições da produção do espaço urbano da cidade de Primavera do Leste, Mato Grosso, com ênfase aos negócios fundiários e às implicações espaciais de uma cidade que já surgiu como um grande negócio. Considera uma perspectiva que propõe uma abordagem caracterizada pela primazia do urbano, relativizando o papel da agricultura capitalista nos processos de urbanização desta e de outras cidades implantadas principalmente a partir da década de 1970 no contexto da expansão territorial da acumulação capitalista rumo ao Centro-Oeste do Brasil. Tendo como base levantamento bibliográfico e realização de trabalhos de campo, aprofunda os conteúdos de uma urbanização até hoje controlada por um pequeno grupo de detentores do poder econômico e político.

Biografia do Autor

Lívia Maschio Fioravanti, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Doutora em Geografia Humana pela  Universidade de São Paulo. Docente do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

Referências

ABREU, Rafael Assumpção de. A boa sociedade: história e interpretação sobre o processo de colonização no norte de Mato Grosso durante a Ditadura Militar. Rio de Janeiro, 2015. Tese (Doutorado em Ciência Política). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 298p.

ARRUDA, Zuleika Alves de. Onde está o agro deste negócio? Transformações socioespaciais em Mato Grosso decorrentes do agronegócio. Campinas, 2007. Tese (Doutorado em Ciências), Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas.

ARRUZZO, Roberta Carvalho. “Modernização agrícola, trabalho e organização especial na BR-163”. In: BERNARDES, Júlia Adão; FREIRE FILHO, Osni de Luna (orgs.). Geografias da soja: BR-163. Fronteiras em mutação. Rio de Janeiro: Arquimedes, 2010.

BECKER, Bertha K. Geopolítica da Amazônia: a nova fronteira de recursos. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

BECKER, Bertha K. Amazônia. 3ª ed. São Paulo: Ática, 1994.

CERUTTI, Leandro Genoíno. Deslocamento social e trabalho temporário: práticas e relatos de trabalhadores em Primavera do Leste – MT. Mestrado em História, Universidade Federal de Mato Grosso, 109f. Cuiabá, 2004.

GUIMARÃES NETO, Regina Beatriz. A Lenda do Ouro Verde: política de colonização no Brasil Contemporâneo. Cuiabá: UNICEN, 2002.

LEFEBVRE, Henri. La production de l’espace. 4ª ed. Paris: Éditions Anthropos, 2000.

MARTINS, José de Souza. O Poder do Atraso: Ensaios de Sociologia da História Lenta. São Paulo: Hucitec, 1994.

MARTINS, José de Souza. O tempo da fronteira. Retorno à controvérsia sobre o tempo histórico da frente de expansão e da frente pioneira. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 8(1): 25-70, maio de 1996.

MARTINS, José de Souza. O Cativeiro da Terra. 9ª ed. São Paulo: Contexto, 2010.

MARTINS, José de Souza. Fronteira: A degradação do outro nos confins do humano. São Paulo: Contexto, 2014.

MARTINS, Sérgio Manuel Merêncio. A cidade “sem infância” no universo pioneiro de Chapadão do Sul (MS). São Paulo, 1993. Dissertação de Mestrado (Geografia Humana), Universidade de São Paulo.

MORENO, Gislaine. Terra e Poder em Mato Grosso: Políticas e Mecanismos de Burla 1892 – 1992. Cuiabá: EdUFMT/Entrelinhas/FAPEMAT, 2007.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino. A fronteira amazônica mato-grossense: grilagem, corrupção e violência. 1997. 495f. Tese (Livre-Docência) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino. Modo capitalista de produção, agricultura e Reforma Agrária. São Paulo: Labur Edições, 2007.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino. A mundialização da agricultura brasileira. Iânde Editorial, São Paulo, 2016.

SIMONI SANTOS, César Ricardo. A fronteira urbana: urbanização, industrialização e mercado imobiliário no Brasil. São Paulo: PPGH – USP/FAPESP/ Annablume, 2015.

VOLOCHKO, Danilo. “Da extensão do campo à centralização do urbano: elementos para o debato da produção do espaço em Mato Grosso”. Revista Mato-Grossense de Geografia, Cuiabá, n.16, p. 18-38, 2013.

VOLOCHKO, Danilo. “Terra, poder e capital em Nova Mutum – MT: elementos para o debate da produção do espaço nas ‘cidades do agronegócio’”. GEOgraphia, Rio de Janeiro, v. 17, n. 35, p. 40-67, 2015.

Downloads

Publicado

2019-05-07

Edição

Seção

Artigos