Agricultura familiar e agronegócio: expressões do espaço rural brasileiro no livro didático de Geografia do ensino fundamental II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v34n71p858

Resumo

O objetivo do artigo é refletir sobre a agricultura familiar e o agronegócio no atual contexto do rural brasileiro e como estes temas são abordados no âmbito do ensino fundamental II. Para atingir o objetivo, realizou-se uma reflexão sobre a temática considerando as discussões teóricas e avanços em termos acadêmico e político institucional. Em seguida, analisou-se a abordagem da temática nos livros didáticos escolhidos. De modo que, constatou-se diferenças epistemológicas e no discurso sobre o agronegócio e a agricultura familiar, sendo que apesar das obras abordarem os problemas inerentes as duas formas de produção presentes no campo brasileiro, no livro B, o tema é tratado de modo mais abrangente e crítico.

Biografia do Autor

Lidiane Aparecida Alves, Prefeitura Municipal de Uberlândia

Possui Graduação (Licenciatura e Bacharelado) (2009), Especialização (2012), Mestrado (2011) e Doutorado (2016) em Geografia pelo Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (IG/UFU). O doutorado foi desenvolvido com estágio (2013-2014) no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da ULisboa. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana e Regional.

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Publicado

2019-05-07

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Artigos