Dinâmica demográfica e desenvolvimento territorial na região fumageira alagoana: evidências para Arapiraca, Alagoas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v35n74p290

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo entender como a cultura fumageira alterou a dinâmica populacional e os rumos do desenvolvimento territorial do agreste alagoano, mais precisamente do município de Arapiraca, centro de confluência da dinâmica regional e urbana desta região. Para lograr tal fim, a metodologia adotada constituiu-se de uma análise tabular descritiva de dados que foram obtidos a partir do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA e dos censos agropecuários do IBGE, além da revisão de literatura específica ao tema em questão. Dito isso, constatou-se que houve uma concentração regional de serviços no município de Arapiraca e, consequentemente, uma maior aglomeração populacional, fruto dos movimentos migratórios para as áreas urbanas do referido município.

Biografia do Autor

Maria Isabel Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Economia (PPGECON – Campus Agreste) da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Keuler Hissa Teixeira, Universidade Federal de Alagoas

Professor Adjunto da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC) e do Programa de Mestrado em Economia Aplicada (CMEA) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutor em economia pela Universidade Federal de Pernambuco (PIMES/UFPE).

Referências

ANDRADE, M. C. A terra e o homem no Nordeste. 2.ed. São Paulo: Brasiliense, 1963.

ARAÚJO, A. M.; PAUFERRO, J. R. Organização e desenvolvimento territorial da atividade agrícola em Alagoas. XIX Encontro Nacional De Geografia Agrária, pp. 1-26. São Paulo, 2009.

CORRÊA, R. L. A Vida Urbana em Alagoas: A importância dos meios de transporte na sua evolução. In: Geografia, espaço e memória. São Paulo: Terra Livre, n° 10, p.93-116, 1992.

FERRARIO, F. Da esperança a crise – a experiência das políticas regionais no Nordeste. Dissertação – Instituto de Economia – Universidade Estadual de Campinas, 2001.

FURTADO, C. Introdução ao desenvolvimento – enfoque histórico estrutural. 3ªed. São Paulo. Paz e Terra, 2000.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo agropecuário 1970. Rio de Janeiro: IBGE.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo agropecuário 1975. Rio de Janeiro: IBGE.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE) Censo agropecuário 1980. Rio de Janeiro: IBGE.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (IPEA). Ipeadata. Disponível em: http://http://www.ipeadata.gov.br/?. Acesso em: 28 out 2018.

OLIVEIRA, J.L. Da crise do setor fumageiro a diversificação produtiva em Arapiraca – al: projeto cinturão verde. Dissertação – Centro de Geografia e Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, 2007.

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL. Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável do Agreste de Alagoas. Governo Federal, 2011.

SOUZA, J. C.; MARISCO, L. M.. Reestruturação urbana e a dinâmica socioeconômica em cidades médias: o caso de Arapiraca, Alagoas. Caderno Prudentino de Geografia, nº31, vol.1, 2009.

TEODORO, A. P. S.. A reestruturação do território da região fumageira de alagoas. 230 f. Dissertação - Centro de Ciências Humanas, Letras e Arte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014.

Downloads

Publicado

2020-04-09

Edição

Seção

Artigos