“A simples necessidade de continuar existindo”: o acontecer solidário e os desafios das políticas públicas nas pequenas cidades da Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v35n75p598

Resumo

Este artigo tem como objetivo estabelecer uma análise para as pequenas cidades da Amazônia, a partir do estudo das cidades de Afuá e Ponta de Pedras, no estado do Pará, e Mazagão, no estado do Amapá, que considere seus aspectos antropológicos e as redes de solidariedade estabelecidas pelas suas populações como variáveis necessárias na construção de políticas públicas. Para construir esse estudo, foram coletados dados por meio da aplicação de formulários aos moradores das três cidades, aprovados por Comitê de Ética, além de entrevistas com gestores públicos e a utilização de pesquisas realizadas por outros pesquisadores, sobre essas cidades. Considera-se nessa análise a aquisição de elementos da modernidade que permitam vislumbrar possibilidades por meio da concepção de território, cultura, redes sociais e urbanidade. A incompreensão desta realidade, em que indivíduos e espaço físico apresentam um movimento diferenciado, comparados à região Centro-Sul do país, contribui ainda mais para a propagação de falhas na elaboração e execução de políticas públicas estabelecidas nestes locais, tratadas como espaços opacos.

Biografia do Autor

Gustavo Rodrigo Milaré Montoia, Universidade do Vale do Paraíba

Geógrafo e doutor em Planejamento Urbano e Regional pela UNIVAP. É docente dos Colégios Univap e da rede pública do estado de São Paulo e pesquisador-colaborador do Laboratório de Estudos das Cidades da Universidade do Vale do Paraíba.

Sandra Maria Fonseca da Costa, Universidade do Vale do Paraíba; Planejamento Urbano e Regional; Laboratório de Estudos das Cidades

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1989), doutorado em Informação Espacial pela USP (1996), com estágio sandwich na University of New South Wales (1995). Fez seu estágio pós-doutoral na Indiana University no período 2007-2008. Atualmente, é professor adjunto da Universidade do Vale do Paraíba. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: espaço urbano, planejamento urbano, geotecnologias, degradação ambiental e crescimento urbano. Há mais de 10 anos, tem trabalhado com o estudo de pequenas cidades do Delta do rio Amazonas.

Referências

AGIER, Michel; Antropologia da Cidade: lugares, situações, movimentos. Tradução Graça Índias Cordeiro. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2011.

BECKER, B. A Urbe Amazônida: a floresta e a cidade. 1 ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2013.

CASTRO, Edna (Org.). Cidades na Floresta. São Paulo: Annablume, 2008

CARMO, M. B. S. A singularidade do urbano de Barcarena, como cidade ribeirinha da região Amazônica (Dissertação de mestrado). Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos, 2015

COSTA, Sandra M F; MONTOIA, G.R.M; RANGEL, J.A.; LIMA, V.M.; ISSA, P.. Pequenas Cidades do Estuário do Rio Amazonas: Fluxo Econômico, Crescimento Urbanos e as Novas Velhas Urbanidades da Pequena Cidade de Ponta de Pedras. REDES - Rev. Des. Regional, Santa Cruz do Sul, v. 17, n. 2, p. 56 - 74, maio/ago 2012

CRUZ, Valter do Carmo. O rio como espaço de referencia identitária: reflexões sobre a identidade ribeirinha na Amazônia. In: Cidades Ribeirinhas da Amazônia: mudanças e permanências. Saint-Clair Cordeiro da Trindade Júnior e Maria Goretti da Costa Tavares (orgs). Belém: EDUFPA. 2008.

FRESCA, T. M. A dinâmica funcional da rede urbana do oeste paulista estudo de casos: Osvaldo Cruz e Inúbia Paulista. 1990. 282 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) -Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 1990.

GOMES, Paulo César da Costa. Quadros Geográficos: uma forma de ver, uma forma de pensar. 1ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017

LIMA, Viviana Mendes. Globalização e saúde na Amazônia: um estudo de uma pequena cidade – Ponta de Pedras, Ilha de Marajó, Pará. Tese de Doutorado. Programa de Saúde Global. Faculdade da Saúde Pública do Estado de São Paulo. São Paulo, 2017.

MONTOIA, Gustavo Rodrigo Milaré. Planejamento participativo em pequenas cidades da Amazônia: um estudo de caso no município de Ponta de Pedras – PA. Dissertação. São José dos Campos: UNIVAP, 2010.

MONTOIA, G. R. M. As escalas decisórias das políticas públicas e dos programas de investimento e a repercussão no local: Um estudo das pequenas cidades do delta do Rio Amazonas. São José dos Campos, 2018. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) – Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos, 2018.

MONTOIA, Gustavo Rodrigo Milaré; DA COSTA, Sandra Maria Fonseca. O ribeirurbano e as cidades da Amazônia: a construção de uma antropogeografia. Novos Cadernos NAEA, [S.l.], v. 22, n. 2, set. 2019. ISSN 2179-7536. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/6547 . Acesso em: 19 dez. 2019. doi:http://dx.doi.org/10.5801/ncn.v22i2.6547.

NUNES, Brasilmar Ferreira. A interface entre o urbano e o rural na Amazônia brasileira. In: CASTRO, Edna (Org.). Cidades na Floresta. São Paulo: Annablume, 2008.

OLIVEIRA, José Aldemir de. A cultura, as cidades e os rios na Amazônia. Cienc. Cult., São Paulo, v. 58, n. 3, Sept. 2006. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252006000300013&lng=en&nrm=iso Acesso em: 10 June 2010.

OLIVEIRA, José Aldemir. A produção da cidade na Amazônia: Tempos e Espaços de Ações e Reações. In: SPÓSITO, Elisei Sáverio ... [et al]. A Diversidade da Geografia Brasileira: escalas e dimensões da análise e da ação. 1ª ed. Rio de Janeiro: Consequência Editora, 2016.

PRESSLER, Neusa. Econegócios e Cooperação Internacional: Novos Discursos Sobre a Amazônia. In: BOLLE, Willi; CASTRO, Edna; VEJMELKA, Marcel. Amazônia: região universal e teatro do mundo. São Paulo: Globo, 2010.

RANGEL, Jobair Assis. O Programa “Minha Casa, Minha Vida” e Seus Desdobramentos no Local: Um Estudo da Pequena Cidade de Ponta de Pedras, Pará. Orientadora: Profa. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa. Universidade do Vale do Paraíba: São José dos Campos, 2011.

RANGEL, Jobair Assis. A Reprodução Contemporânea do Atraso nas Pequenas Cidades Estuarinas do Delta do Rio Amazonas: Políticas Habitacionais e a Negação do Direito à Cidade. Orientadora: Profa. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa. Tese de doutorado em Planejamento Urbano e Regional. Universidade do Vale do Paraíba: São José dos Campos, 2019

SAHLINS, Marshall (a). O "pessimismo sentimental" e a experiência etnográfica: por que a cultura não é um "objeto" em via de extinção (parte I). Mana [online]. 1997, vol.3, n.1, pp. 41-73.

SAHLINS, Marshall (b). O "pessimismo sentimental" e a experiência etnográfica: por que a cultura não é um "objeto" em via de extinção (parte II). Mana [online]. 1997, vol.3, n.2, pp. 103-150.

SANTOS, Milton. Por Uma Outra Globalização: do pensamento único à consciência universal. 13ª Ed. Rio de Janeiro: Record, 2006

SANTOS, MILTON. O Espaço Dividido: Os Dois Circuitos da Economia Urbana dos Países Subdesenvolvidos. Trad. Myrna T. R. Viana. 2 ed, 1 reimp. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

SANTOS, M. Metamorfoses do Espaço Habitado: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Geografia. 6 ed. 2 reimp. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014 (a).

SANTOS, M. Da Totalidade ao Lugar. 1 ed., 3 reimp. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014. (b)

SANTOS, MILTON. O Espaço do Cidadão. 7. Ed. São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo, 2014 (c)

SANTOS, M. e SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 6. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.

TRINDADE JUNIOR, S. C. C.; SILVA, M. A. P.; AMARAL, M. D. B. Das “janelas” às “portas” para os rios: compreendendo as cidades ribeirinhas da Amazônia. In: TRINDADE JÚNIOR, Saint-Clair Cordeiro da; TAVARES, Maria Goretti da Costa (orgs). Cidades Ribeirinhas da Amazônia: mudanças e permanências. Belém: EDUFPA. 2008

TRINDADE JUNIOR, S. C. LAÇOS & NÓS: DINÂMICAS SUB-REGIONAIS E INTERFACES CIDADERIO NA AMAZÔNIA. Revista Geográfica de América Central Número Especial EGAL, 2011- Costa Rica II Semestre 2011 pp. 1-16

TRINDADE JR. Das “Cidades na Floresta” às “Cidades da Floresta”: Espaço, Ambiente e Urbanodiversidade na Amazônia Brasileira. Paper do NAEA 321, Dezembro de 2013.

VALOTA, Ed Carlos dos Santos. Sociedade e natureza: análise da paisagem e da ocupação urbana em ambiente de várzea no bairro de uma pequena cidade do Estuário Amazônico: Ponta de Pedras – PA. Dissertação de Mestrado. Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos, SP, 2015.

SCHOR, Tatiana (Org.). Dinâmica Urbana da Amazônia Brasileira. Manaus: Editora Valer, 2014.

WAGLEY, Charles. Uma Comunidade Amazônica: estudo do homem nos trópicos. Tradução de Clotilde da Silva Costa. 1ª edição. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1957.

Downloads

Publicado

2020-06-09

Edição

Seção

Artigos