Disparidades educacionais de Londrina-PR: o que os mapas nos revelam?

Autores

  • Omar Neto Fernandes Barros Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Geociências
  • Mirian Vizintim Fernandes Barros UEL
  • Andrei Olak Alves
  • Igor F. Santini Zanatta

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2008v23n46p197

Resumo

 

Este texto apresenta dados sobre escolas, escolaridade e renda nos setores censitários da sede municipal de Londrina- Paraná-Brasil, utilizando-se do programa de cartomática Philcarto. Cartas individualizadas das variáveis são apresentadas e comentadas. Uma classificação ascendente hierárquica, em 4 classes, permitiu representar sinteticamente a diversidade educacional e da renda nos setores estudados. As variáveis de análise foram: as escolas (estaduais, municipais e particulares), as pessoas residentes na faixa etária de 6 a 18 anos, a percentagem de analfabetos, os formados no ensino fundamental e graduados e a faixa de renda (até 3 salários mínimos, de 3 a 10, de 10 a 20 e superior a 20 salários mínimos).

Biografia do Autor

Andrei Olak Alves

Bolsistas de Iniciação Científica do CNPq

Igor F. Santini Zanatta

Bolsistas de Iniciação Científica do CNPq

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Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Artigos