Uso de geotecnologias para identificação de diferentes padrões de ocupação urbana da bacia hidrográfica do rio Cará-Cará – Ponta Grossa-PR

Autores

  • Marcos Antonio Miara UFPR
  • Chisato Oka-Fiori UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2009v24n47p49

Resumo

 

As áreas urbanas apresentam naturalmente uma diversidade quanto aos padrões de uso do espaço fazendo com que cada porção deste possua características específicas. As análises ambientais quando envolvem áreas urbanas podem encontrar dificuldades para identificar e representar tais diferenças. A presente pesquisa propõe um método que se fundamenta em fotointerpretação que avalia determinadas variáveis espaciais, a partir da criação e sobreposição de uma grade retangular a um mosaico aerofotogramétrico que serve como instrumento para a representação da análise. Para cada ponto da grade são definidos valores a partir das variáveis consideradas, os quais são posteriormente interpolados resultando em uma divisão de cinco classes que representam diferentes padrões de ocupação urbana. O método mostrou-se eficiente pois identificou padrões diferenciados de ocupação urbana, além de se mostrar pouco dispendioso e de fácil execução.

Biografia do Autor

Marcos Antonio Miara, UFPR

É Bacharel em Turismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2001), Especialista em Geoprocessamento pelo Centro Integrago de Estudos em Geoprocessamento - CIEG - da Universidade Federal do Paraná (2004), Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2006) e doutorando no mesmo programa de pós graduação. É sócio-administrador da Orbiplan - Consultoria Ambiental e Planejamento Turístico.

Chisato Oka-Fiori, UFPR

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1972), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1980) e doutorado em Geologia Regional pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro (2002).

Downloads

Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

Artigos