Paleogeografia da planície costeira das folhas Jaguaruna e Lagoa Garopaba do Sul, litoral sul do Estado de Santa Catarina – Brasil

Autores

  • Celso Voos Vieira Universidade da Região de Joinville
  • Alexandre Felix Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elizabeth Mary de Carvalho Baptista
  • Norberto Holmiro Horn Filho UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2009v24n47p91

Resumo

 

Este trabalho apresenta a evolução paleogeográfica da planície costeira das folhas Jaguaruna e Lagoa de Garopaba do Sul, localizadas no litoral Sul do Estado de Santa Catarina. O modelo paleogeográfico da área de estudo pode ser sintetizado em cinco estádios evolutivos, na seguinte ordem: I – regressão do Pleistoceno inferior, com formação de leques aluviais de clima árido; II – transgressão do Pleistoceno superior e formação de lagunas-barreira; III – regressão após o máximo do Pleistoceno superior, com dissecação dos depósitos pleistocênicos e desenvolvimento do sistema deposicional eólico; IV – transgressão do Holoceno com afogamento e erosão dos vales dissecados pleistocênicos e formação de novo sistema de laguna-barreira; V – regressão do Holoceno, progradação da linha de costa com a formação de strand plains e desenvolvimento do delta intralagunar do rio Tubarão.

Biografia do Autor

Celso Voos Vieira, Universidade da Região de Joinville

Graduado em Geografia.Mestrado em Geografia Física - UFSC, Linha de Pesquisa: Oceanografia Costeira e Geologia Marinha. Professor do Departamento de Geografia, Engenharia Ambiental e Biologia Marinha da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE e Geógrafo do Centro de Cartografia Digital e Sistemas de Informações Geográficas - CCD/SIG.

Alexandre Felix, Universidade Federal de Santa Catarina

O profissional atua desde o ano de 2002 como consultor nas áreas de cartografia e meio ambiente, desenvolvendo, em empresas privadas, trabalhos técnicos de mapeamento aerofotogramétrico, cartografia geral e temática, geoprocessamento, fotointerpretação e sensoriamento remoto, geologia e geomorfologia do Quaternário, diagnósticos socioeconômicos, estudos de ocupação e uso do solo (com ênfase em Unidades de Conservação) e estudos em meio ambiente urbano, acumulando boa experiência no desenvolvimento e gerenciamento de equipes e projetos. Possui graduação em curso de Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e, atualmente, está cursando mestrado em Geociências na área de Utilização e Conservação dos Recursos Naturais, na mesma instituição (término previsto para o ano de 2009). Desde o ano de 2007, é participante em projetos vinculados ao CNPq, nas áreas de sedimentologia e mapeamento geológico do Quaternário do estado de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

Artigos