Sabor da, na e para Geografia*

Autores

  • Lúcia Helena Batista Gratão Universidade Estadual de Londrina
  • Eduardo Marandola Júnior Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2011v26n51p59

Resumo

 

Pensar a relação geografia e sabor implica a compreensão da existência experiencial e cultural humana, expressa pela geograficidade: expressão e significado do envolvimento homem-meio. Buscamos refletir sobre as consequências e as implicações de uma geografia do sabor, a partir de um entendimento epistemológico que permita pensar não apenas o sabor enquanto tema de estudo geográfico (sabor na geografia), mas sobretudo o sabor como fenômeno, constituindo também a essência da experiência geográfica (sabor para a geografia).

 

 

Savor of, in and for Geography

Biografia do Autor

Lúcia Helena Batista Gratão, Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás (1977), mestrado (1992) e doutorado (2002) em Ciências (Geografia Física), pela Universidade de São Paulo. Pós-doutoranda em Geografia, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro (SP). Professora-Adjunto do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina. Professora do Curso de Especialização em Ensino de Geografia (UEL), Professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Geografia na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro (SP) e Membro do conselho editorial da revista Geograficidade (UFF). Atua na área de meio ambiente e geografia humanista cultural com ênfase no estudo da água, sabor, poética e imaginação geográfica. Co-organizadora do livro Geografia & literatura ensaios sobre geograficidade, poética e imaginação e autora de capítulos dos livros: Literatura e paisagem: perspectivas e diálogos , Turismo Sertanejo: arranjos produtivos do turismo e Campesinato e territórios em disputa . Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Geografia Humanista Cultural CNPq/UFF e Grupo de Pesquisa Imagens, Paisagens e Personagens IMAP & P CNPq/UEL.

Eduardo Marandola Júnior, Unicamp

possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (2002 e 2003) e Doutorado em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (2008). Atualmente é Professor (MS3) da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp (campus de Limeira), onde coordena o Laboratório de Geografia dos Riscos e Resiliência (LAGERR), do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHS). É editor da revista eletrônica Geograficidade, do Grupo de Pesquisa Geografia Humanista Cultural (UFF/CNPq). Tem trabalhado principalmente com a abordagem fenomenológica na Geografia, discutindo ontologia, epistemologia e literatura. Interessa-se também pela interface dos estudos urbanos, ambientais e populacionais, em especial mobilidade urbana, riscos e vulnerabilidade e experiência metropolitana nos processos de mudanças ambientais.

Downloads

Publicado

2012-05-24

Edição

Seção

Artigos