A influência da precipitação na concentração e carga de sólidos em cursos d’água urbanos: o caso do arroio Dilúvio, Porto Alegre-RS

Autores

  • Luís Alberto Basso UFRGS
  • Luiza Gehrke Ryff Moreira UFRGS
  • Fernanda Pizzato UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2011v26n52p145

Resumo

 

A bacia hidrográfica do arroio Dilúvio, situada em Porto Alegre-RS, é uma das mais urbanizadas da cidade, o que motiva um estudo que avalie as alterações das características presentes da água desse arroio durante evento pluviométrico elevado. O objetivo principal desse estudo é analisar a influência das chuvas na concentração de sólidos dissolvidos totais (SDT) e sólidos em suspensão totais (SST) no arroio Dilúvio, além de avaliar a carga exportada desses parâmetros para o lago Guaíba, onde o arroio desemboca. As coletas de água foram realizadas quando a precipitação foi maior que 20mm e em dois momentos distintos: uma e quatro horas após o seu início. Os resultados indicaram aumento substancial na concentração de SST da primeira coleta para a segunda coleta, já em relação ao SDT ocorreu o contrário. A descarga sólida exportada pelo arroio no lago Guaíba variou de 9,3 toneladas por dia até aproximadamente 75,0 toneladas por dia.

Biografia do Autor

Luís Alberto Basso, UFRGS

Professor Doutor do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Luiza Gehrke Ryff Moreira, UFRGS

Graduada em Geografia, mestranda do Programa de Pós-Graduação da UFRGS

Fernanda Pizzato, UFRGS

Graduada em Geografia, mestranda do Programa de Pós-Graduação da UFRGS

Downloads

Publicado

2012-10-05

Edição

Seção

Artigos