Ensino de cartografia numa perspectiva inclusiva: quais as possibilidades de contribuição da cartografia tátil?

Autores

  • Helcio Ribeiro Campos IFET - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnoligia - Campus Barbacena.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2012v27n54p165

Resumo

 

O artigo mostra que as técnicas e pressupostos teóricos já consagrados pela Cartografia convencional precisam ser adequados ao uso por parte de deficientes visuais, além de uma produção específica que atenda a esse público, constituindo a Cartografia Tátil. Sua exequibilidade, entretanto, ainda é restrita porque é um ramo do conhecimento recente, pouco conhecido, em formação, e que precisa ser divulgado para ser incorporado como realidade nos conteúdos escolares pertinentes – em especial na Geografia – permitindo, desse modo, que alunos com deficiências visuais tenham uma nova possibilidade de inclusão social e escolar.

 

Biografia do Autor

Helcio Ribeiro Campos, IFET - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnoligia - Campus Barbacena.

Mestre em Geografia Humana pela USP.

Professor do IFET - Campus Barbacena

Downloads

Publicado

2013-09-11

Edição

Seção

Artigos