Mapeamento geológico costeiro do canal do Palmital, litoral Norte de Santa Catarina

Autores

  • Celso Voos Vieira Universidade da Região de Joinville, Departamento de Geografia, Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental.
  • Norberto Olmiro Horn Filho Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Geociências e Programa de Pós-graduação em Geografia, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas e graduação em Geografia, Oceanografia e Geologia.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2012v27n54p33

Resumo

 

A presente pesquisa tem como objetivo principal realizar o mapeamento geológico costeiro e reconstituir o modelo de evolução paleogeográfica para o setor oriental da folha Garuva (IBGE, 1981), no entorno do canal do Palmital, nordeste do estado de Santa Catarina, Deste modo, através de trabalhos de campo para a identificação dos depósitos previamente fotointerpretados, foram realizadas coletas de sedimentos para análises em laboratório envolvendo granulometria e matéria orgânica. Posteriormente com a utilização de ferramentas de Sistema de Informação Geográfica (SIG), os depósitos foram delimitados e mapeados em escala 1:50.000 tendo como base a folha Garuva. Na área de estudo foram reconhecidos depósitos de três sistemas: sistema cristalino, formado pelas rochas do embasamento; sistema deposicional continental, formado por cinco depósitos com idades desde o Plioceno até o Quaternário; sistema deposicional litorâneo estuarino, constituído por depósitos formados durante o Holoceno. Com base na interdigitação e disposição das camadas dos depósitos, assim como em feições geomorfológicas foram determinados cinco estágios de evolução paleogeográfica com idades variando desde o Plioceno até o Holoceno.

Biografia do Autor

Celso Voos Vieira, Universidade da Região de Joinville, Departamento de Geografia, Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental.

Possui Graduação e Mestrado em Geografia e atualmente é doutorando em Geografia Física pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, linha de pesquisa Oceanografia Costeira e Geologia Marinha. Atua como professor nos cursos de Geografia, Engenharia Ambiental e Biologia Marinha da Universidade da Região de Joinville, aliando as experiências em SIG e Cartografia para atuar como gerente da Unidade de Gestão e do Núcleo de Geoprocessamento da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão da Prefeitura Municipal de Joinville. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: geomorfologia, geologia costeira, sensoriamento remoto, cartografia e SIG.

Norberto Olmiro Horn Filho, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Geociências e Programa de Pós-graduação em Geografia, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas e graduação em Geografia, Oceanografia e Geologia.

Norberto Olmiro Horn Filho é graduado em Geologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1979), mestre em Geociências (Geologia marinha) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987) e doutor em Geociências (Geologia marinha) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando junto ao Departamento de Geociências e Programa de Pós-graduação em Geografia, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, ministrando aulas na pós-graduação e graduação em Geografia, Oceanografia e Geologia. Coordenou durante o período de 2002 a 2006, o Programa de Pós-graduação em Geografia. Tem experiência na área de Oceanografia geológica, com ênfase em Sedimentologia marinha, enfocando principalmente os seguintes temas: sedimentologia, geologia costeira, geomorfologia costeira, paleogeografia, geologia do Quaternário, morfologia e faciologia de fundos oceânicos e lagunares, morfodinâmica e sedimentologia de praias arenosas, gestão costeira e temas correlatos. Tem orientado diversos trabalhos de conclusão dos cursos de graduação em Geografia, Oceanografia e Geologia, bolsas de iniciação científica, dissertações de mestrado e teses de doutorado nos temas supracitados. Foi coordenador do Programa do Geologia e Geofísica Marinha - PGGM durante a gestão 2001 - 2003 e atualmente é vice-coordenador durante a gestão 2007 - 2011. Coordenou também os projetos do PROANTAR no CECO - Centro de Estudos de Geologia Costeira e Oceânica, da UFRGS, nas áreas de sedimentologia marinha e costeira, tendo adquirido experiência na Antarctica à bordo e em atividades terrestres que envolveram morfodinâmica das praias das ilhas Shetland do Sul. Tem atuado nas atividades dos laboratórios de Ensino de Geologia, Sedimentologia e Oceanografia costeira do Departamento de Geociências da UFSC, coordenando o grupo de pesquisa em Geologia do Quaternário da planície costeira do estado de Santa Catarina, inclusive sendo responsável pela geologia e geomorfologia da planície costeira dos 36 municípios catarinenses, no âmbito do Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro (2010). Participa também do grupo de pesquisa do CNPq e linha de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Geografia na área de Oceanografia costeira e Geologia marinha. Tem participado como consultor ad hoc de artigos científicos em periódicos nacionais indexados. No ano de 2010 organizou a edição do "Atlas fisiográfico e sedimentológico das praias arenosas da ilha Santa Catarina, SC, Brasil", publicação da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente (2010) exerce a função de coordenador do curso de Oceanografia da UFSC.

Downloads

Publicado

2013-09-06

Edição

Seção

Artigos