Mudanças no uso e cobertura da terra do entorno da Lagoa de Ibiraquera (Santa Catarina, Brasil) no período de 1957 a 2011

Autores

  • Rodrigo Rodrigues de Freitas Doutorando em Ambiente e Sociedade pelo Núcleo de Estudos Ambientais da Universidade Estadual de Campinas (NEPAM/UNICAMP)
  • Ângela de Veiga Beltrame UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2012v27n54p77

Resumo

 

A compreensão das forças direcionadoras das mudanças no uso e cobertura da terra requer o uso de diferentes métodos de pesquisa e um enfoque interdisciplinar. As mudanças ocorridas nos últimos 130 anos na paisagem do entorno da Lagoa de Ibiraquera (Santa Catarina, Brasil) são analisadas em duas fases: (i) de 1880 até o final da década de 1970 e (ii) desde o início dos anos 1980 até 2011. Foram classificadas as seguintes classes de uso e cobertura da terra: Floresta Ombrófila, Restinga, Reflorestamento, Capoeirinha, Agricultura, Campo e Urbanização. No final da primeira fase, cerca de 48% da vegetação nativa havia sido convertida em Agricultura (26,4%) e Campo (22%). Na década de 1970, a rede viária possibilitou a integração da paisagem ao mercado nacional, gerando aumento do turismo e das áreas urbanizadas. Os resultados desta pesquisa são analisados por meio de teorias sobre mudanças na paisagem e oferecem subsídios ao planejamento de políticas integradas de desenvolvimento e conservação nas zonas costeiras.

Biografia do Autor

Rodrigo Rodrigues de Freitas, Doutorando em Ambiente e Sociedade pelo Núcleo de Estudos Ambientais da Universidade Estadual de Campinas (NEPAM/UNICAMP)

Biólogo, Mestre em Geografia pela UFSC e Doutorando em Ambiente e Sociedade pelo Núcleo de Estudos Ambientais da Universidade Estadual de Campinas (NEPAM/UNICAMP).

Ângela de Veiga Beltrame, UFSC

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA, DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS CFH/UFSC

Downloads

Publicado

2013-09-11

Edição

Seção

Artigos