A dinâmica do transporte marítimo de cabotagem e longo curso no Brasil: circulação do capital e modernizações

Márcio Rogério Silveira, Nelson Fernandes Felipe Júnior

Resumo


 

No artigo propõe-se realizar uma análise do transporte marítimo brasileiro (cabotagem e longo curso). A mobilidade, a acessibilidade e a integração nacional são intensificadas com o transporte de cabotagem, ao mesmo tempo em que há o beneficiamento, sobretudo, da indústria brasileira (petróleo e derivados para serem usados como matérias-primas). A articulação do Brasil com os demais países ocorre, principalmente, pelo transporte internacional (longo curso). Para o transporte marítimo são essenciais o meio físico (mar/oceano), o planejamento setorial, os investimentos infraestruturais e as estratégias logísticas das empresas. A modernização do setor portuário e marítimo brasileiro contribui para a expansão dos fluxos de mercadorias (exportações e importações) e intensifica a circulação e a reprodução do capital.


Palavras-chave


Transporte marítimo; Circulação do capital; Redes; Fluxos; Modernizações

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2177-5230.2013v28n55p7

Geosul, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. eISSN 2177-5230

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.