A dinâmica do transporte marítimo de cabotagem e longo curso no Brasil: circulação do capital e modernizações

Autores

  • Márcio Rogério Silveira FCT/UNESP e UFSC
  • Nelson Fernandes Felipe Júnior

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2013v28n55p7

Resumo

 

No artigo propõe-se realizar uma análise do transporte marítimo brasileiro (cabotagem e longo curso). A mobilidade, a acessibilidade e a integração nacional são intensificadas com o transporte de cabotagem, ao mesmo tempo em que há o beneficiamento, sobretudo, da indústria brasileira (petróleo e derivados para serem usados como matérias-primas). A articulação do Brasil com os demais países ocorre, principalmente, pelo transporte internacional (longo curso). Para o transporte marítimo são essenciais o meio físico (mar/oceano), o planejamento setorial, os investimentos infraestruturais e as estratégias logísticas das empresas. A modernização do setor portuário e marítimo brasileiro contribui para a expansão dos fluxos de mercadorias (exportações e importações) e intensifica a circulação e a reprodução do capital.

Biografia do Autor

Márcio Rogério Silveira, FCT/UNESP e UFSC

Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação da FCT/UNESP, campus de Presidente Prudente. Professor da Graduação e da Pós-Graduação em Geografia da UFSC e da Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP.

Nelson Fernandes Felipe Júnior

Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação da FCT/UNESP, campus de Presidente Prudente. Endereço eletrônico para contato: nelfelipejr@hotmail.com

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Publicado

2013-11-20

Edição

Seção

Artigos