Distribuição espacial das atividades econômicas no Sul do Brasil na primeira década do século XXI: novas dinâmicas, velhas geografias em um paradigma globalizado

Autores

  • Lucir Reinaldo Alves Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/Toledo, Brasil).
  • Eduarda Pires Valente da Silva Marques da Costa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT). Centro de Estudos Geográficos.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2013v28n56p111

Resumo

 

O objetivo principal deste artigo é analisar a evolução da distribuição das atividades econômicas nas mesorregiões do Sul do Brasil entre 2000 a 2010. Como metodologia utilizou-se o Quociente Locacional. A variável utilizada foi o número de pessoas ocupadas distribuídas por atividades econômicas e classificadas de acordo com a OECD/Eurostat. Os resultados mostraram que o número de pessoas ocupadas aumentou 29,59% e a distribuição especial das atividades revelou uma concentração significativa nas regiões metropolitanas representando um padrão de distribuição das atividades econômicas que é altamente hierarquizada e ainda dependente das metrópoles.

Biografia do Autor

Lucir Reinaldo Alves, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/Toledo, Brasil).

Doutorando em geografia no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/Toledo, Brasil). Pesquisador do Grupo de Pesquisas em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (GEPEC). Bolsista CAPES,

Eduarda Pires Valente da Silva Marques da Costa, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT). Centro de Estudos Geográficos.

Doutora em Planeamento Local e Regional pela Universidade de Lisboa. Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT). Centro de Estudos Geográficos. Professora Associada no IGOT e coordenadora do Grupo de Pesquisas em Modelação, Ordenamento e Planeamento Territorial (MOPT) (www.ceg.ul.pt; www.mopt.org.pt). E-mail: eduarda.costa@campus.ul.pt

Downloads

Publicado

2014-04-15

Edição

Seção

Artigos