Dinâmica espacial da indústria de embalagens plásticas no estado do Paraná

Autores

  • Silvia Cristina Limberger Ufsc, Unioeste e Unicentro
  • Fernando dos Santos Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2014v29n57p177

Resumo

 

O presente trabalho analisa o desenvolvimento da indústria de embalagens no estado do Paraná. Buscamos descobrir como a indústria de embalagens plásticas se desenvolveu no Paraná, principalmente nas regiões com lento desenvolvimento industrial, que tem como característica a consolidação de setores tradicionais com menor grau tecnológico. Como elementos centrais para compreender a dinâmica do setor, estão o II Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND), com a política de desenvolvimento industrial, principalmente de produtos de base e bens de capital, e o crescimento e diversificação do setor alimentício. Muitas indústrias de embalagens plásticas surgiram na década de 1990 em decorrência da reestruturação do setor alimentício que tornou a embalagem peça fundamental na comercialização do produto.

Biografia do Autor

Silvia Cristina Limberger, Ufsc, Unioeste e Unicentro

Graduada pela Unioeste (2007), mestre pela Unioeste  (2010), professora colaboradora Unicentro (2010 - 2012) e doutorando Ufsc (2012).

Fernando dos Santos Sampaio

Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo – USP e professor do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Francisco Beltrão

Downloads

Publicado

2014-10-15

Edição

Seção

Artigos