A formação do professor de geografia: aprendendo a ser professor

Autores

  • Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins Professora do Departamento de Geografia da UDESC;

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2015v30n60p249

Resumo

Resumo: Neste artigo é apresentada parte da uma pesquisa de doutoramento[1], que teve por objetivo a reflexão sobre o papel da formação inicial acadêmica diante dos desafios do trabalho docente no cotidiano da escola. A preocupação em analisar o processo de formação do professor de Geografia constitui questão ampla e complexa, indicando que este é um dos grandes desafios a serem enfrentados para o aperfeiçoamento da educação básica. Os sujeitos desta pesquisa foram sete alunos do oitavo nível do curso de Geografia da Universidade de Passo Fundo – RS e, como método de pesquisa, foi utilizado o grupo focal para coleta de dados. O estudo revelou que a desarticulação e o distanciamento entre os cursos de licenciatura e a realidade das escolas têm contribuído para que o professor iniciante enfrente maiores dificuldades ao se deparar com a realidade onde atuará profissionalmente. Mas, mesmo diante das condições adversas, os professores iniciantes tomam iniciativas para superar as dificuldades.


[1] Pesquisa realizada no Doutorado em Geografia realizado na UFRGS.

Biografia do Autor

Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Professora do Departamento de Geografia da UDESC;

Professora da área do ensino de Geografia, supervisora de estágios do curso de Geografia Licenciatura da FAED/UDESC – rosa.martins@udesc.br; Coordenadora do LEPEGEO – Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia; Coordenadora PIBID Geografia da FAED/UDESC; Professora do curso de Pós-Graduação em Geografia da UFSC; 

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Publicado

2015-12-23

Edição

Seção

Artigos