Desindustrialização e questão metropolitana: o caso da “arrebentação urbana” na periferia da região metropolitana do Rio de Janeiro

Autores

  • Bruno Leonardo Barth Sobral Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2016v31n62p193

Resumo

 

A Região Metropolitana do Rio de Janeiro possui uma estrutura urbana “macrocefálica”, na qual a hinterlândia mantém-se “à sombra da metrópole” com outras centralidades reduzidas. Todavia, no período recente, houve o advento de grandes projetos de investimento em sua periferia, notadamente nos setores siderúrgico, derivados de petróleo e gás natural, naval e de logística. Portanto, cabe se interrogar qual o potencial que esse ciclo possui de alavancar um crescimento econômico regional sustentado diante das especificidades da RMRJ. Em particular, espera-se evidenciar que o potencial do atual ciclo de investimentos esbarra em suas próprias insuficiências estruturais dinâmicas que são amplificadas pela problemática metropolitana fluminense, como a pouca densidade produtiva da periferia da RMRJ.

Biografia do Autor

Bruno Leonardo Barth Sobral, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor da Faculdade de Ciências Econômicas da UERJ e doutor em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da UNICAMP.

Downloads

Publicado

2016-09-27

Edição

Seção

Artigos