Brasil: considerações sobre a dinâmica política recente

Autores

  • Elias Jabbour Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – FCE/UERJ
  • Alexis Dantas Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – FCE/UERJ.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2016v31nesp1p109

Resumo

 

Neste artigo tenta-se forjar uma síntese da dinâmica política anexo ao processo iniciado em 2003. O centro da análise encontra-se na dinâmica dos partidos políticos e das classes sociais que desembocaram numa tentativa tanto de aceleração de transição a um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento quanto de resistência crescente e organizada das classes dominantes. Resistência esta que se avoluma com o “cerco ao monetário” promovido pelo governo Dilma Roussef em 2012, se transforma em força política real nas manifestações de 2013 e em movimento de massa desde o início do segundo mandato de Dilma.

Biografia do Autor

Elias Jabbour, Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – FCE/UERJ

Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2005), e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2010). É Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Econômicas da UERJ. Foi - entre abril de 2006 e fevereiro de 2007 - Assessor Econômico da Presidência da Câmara dos Deputados (Brasília-DF) e entre 02/2011 e 08/2014 Assessor Econômico da senadora Vanessa Grazziotin. Tem experiência na área de Geografia e Economia com ênfase em Geografia Humana e Econômica, Economia Política, Economia Política Internacional e Planejamento Econômico atuando principalmente nos seguintes temas: China, Categorias de Transição ao Socialismo, Estratégias Nacionais de Desenvolvimento, Categoria Marxista de Formação Social e Pensamento Independente de Ignácio Rangel.

Alexis Dantas, Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – FCE/UERJ.

Possui mestrado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Fez o programa de Pós-doutorado no CESLA, Universidade de Varsóvia. Atualmente é professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Ciências Econômicas, Departamento de Evolução Econômica. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial, Estudos Industriais e Integração Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: Mercosul, Alca, Brasil, integração e economia brasileira. Procientista, atua nos programas de pós-graduação em Economia, em Direito e em Relações Internacionais da UERJ.

Downloads

Publicado

2016-11-09

Edição

Seção

Artigos