Ocupação na zona costeira do sul de Santa Catarina: uma análise histórica de vetores e processos

Autores

  • Daniel Cohenca Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis - IBAMA http://orcid.org/0000-0001-8604-1062
  • Marinez Eymael Garcia Scherer Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carlos Antonio Oliveira Vieira Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2017v32n64p47

Resumo

A ocupação e uso do solo como processos que seguem padrões vinculados ao contexto histórico e às características naturais e humanas de uma região. O objetivo deste trabalho foi, a partir de entrevistas, observações de campo e construção de SIG, identificar os vetores de mudança e compreender a dinâmica de ocupação em dois municípios da zona costeira sul de Santa Catarina. Os padrões de uso encontrados foram classificados e mapeados. Na área rural, o acesso, a subdivisão de propriedades da agricultura familiar e o aumento de áreas para uso rural são os principais vetores de mudanças. Na porção próxima a orla a implantação da infraestrutura nos loteamentos litorâneos, que ocupam quase a totalidade dos 32 km de costa, com 60 mil lotes registrados, foi o fator detectado que mais influência teve nas mudanças de uso e cobertura. Nas sedes urbanas, as várias trajetórias na história de ocupação geraram diferenças na sua atual formação populacional e nos vetores que do recente crescimento urbano.  

Biografia do Autor

Daniel Cohenca, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis - IBAMA

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1995). Especialização pela Universidade Federal de Lavras (2006). Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Gestão Pública, manejo de ecossistemas, geoprocessamento, recuperação de áreas degradadas. Trabalha no IBAMA desde 2002 como analista ambiental onde ocupou as funções de Coordenador de Monitoramento da Floresta Nacional do Tapajós/PA, Gerente Executivo do IBAMA em Santarém/PA, Chefe da Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé/SC e atualmente Coordenador do Núcleo de Geoproccessamento do IBAMA em Santa Catarina.

Marinez Eymael Garcia Scherer, Universidade Federal de Santa Catarina

Depto de Geografia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina - CFH/UFSC.

Carlos Antonio Oliveira Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Depto de Geografia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina - CFH/UFSC.

Downloads

Publicado

2017-09-18

Edição

Seção

Artigos