Nível de sustentabilidade ambiental da Comunidade Rural Fazenda do Povo de Ipiaú, Bahia, Brasil

Autores

  • Nelma Lima Bruno Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Paulo César Bahia de Aguiar Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Christiana Cabicieri Profice Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Marcelo Inácio Ferreira Ferraz Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • José Levi Furtado Sampaio Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2017v32n64p84

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo apresentar a avaliação do nível de sustentabilidade ambiental atual da Comunidade Rural Fazenda do Povo de Ipiaú, Bahia. Como metodologia, construiu-se um formulário semiestruturado (abordagem bottom-up) o qual foi aplicado a 111 representantes de famílias; e um segundo, aos representantes das famílias que dispunham de unidades produtivas. Levantaram-se dados secundários por meio de pesquisa bibliográfica e documental. No tratamento dos dados, para avaliação do nível de sustentabilidade ambiental da comunidade, por meio de indicadores, utilizou-se uma escala adaptada de Likert. Como resultado, obteve-se que a Comunidade alcançou o índice geral de sustentabilidade ambiental de 1,794 - nível geral de média sustentabilidade ambiental. As três dimensões avaliadas se encontram no nível de média sustentabilidade ambiental, não alcançando o limiar de sustentabilidade “3,2” - limite mínimo da alta sustentabilidade.

Biografia do Autor

Nelma Lima Bruno, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Graduada em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB Campus VI de Caetité. Especialista em Agroecologia Aplicada a Agricultura Familiar - Residência Agrária, e Mestra em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, em Ilhéus, Bahia, Brasil

Paulo César Bahia de Aguiar, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Graduado em Geografia, Especialista em Agroecologia Aplicada a Agricultura Familiar - Residência Agrária, e Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, em Ilhéus, Bahia, Brasil.

Christiana Cabicieri Profice, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil. ProfessoraAdjunta do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Marcelo Inácio Ferreira Ferraz, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutor em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras – UFLA. Professor Titular do Departamento de Ciências Econômicas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz.

José Levi Furtado Sampaio, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo - USP. Professor da Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2017-09-18

Edição

Seção

Artigos