Abordagens sobre o processo de desertificação: uma revisão das evidências no Rio Grande do Norte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2017v32n65p122

Resumo

A desertificação tornou-se tema relevante nos debates sobre a degradação das terras, feitos pela Organização Mundial das Nações Unidas, que é empenhada em, junto com os países afetados, combatê-la. As áreas criticamente atingidas pelo fenômeno no Brasil estão localizadas na região Nordeste. O estado do Rio Grande do Norte, por exemplo, apresenta uma área fortemente afetada, denominada de Núcleo de Desertificação do Seridó, compreendendo seis municípios. Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão de literatura sobre o processo de desertificação, com destaque para o panorama do fenômeno no estado do Rio Grande do Norte, na região do Seridó, especialmente no município de Parelhas. Sendo assim, o artigo poderá ser consultado como base para futuros estudos na área e em outros locais que apresentem características semelhantes.

 

Biografia do Autor

Jane Azevedo de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/CERES/Caicó); Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Programa Regional de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente (DDMA/UFRN).

Raquel Franco de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte Professora do Centro de Ciências Exatas da Terra - Departamento de Geologia

Graduação em Geologia - Universidade Federal do Amazonas (Brasil 1984),Mestrado em Engenharia de Minas - Universidade de Akita (Japão 1993)Doutorado em Engenharia de Recursos Naturais - Universidade de Tohoku (Japão 1999).Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Geologia.

Downloads

Publicado

2017-11-24

Edição

Seção

Artigos