Delmiro Gouveia: um empresário schumpeteriano e seu legado na organização espacial do Sertão Alagoano

Autores

  • Bruno Bianchi Gonçalves da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Domingos Sávio Corrêa Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2017v32n65p199

Resumo

Delmiro Augusto da Cruz Gouveia foi assassinado em 1917, na antiga Vila da Pedra, povoação onde desenvolveu seus negócios de couros e linhas em terras alagoanas. Sua ação pioneira em construir uma usina hidrelétrica no rio São Francisco serve, anos mais tarde, de inspiração para criação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), não o bastante, seu pioneirismo se repete ao trazer para o sertão uma fábrica têxtil. Cem anos após o assassinato, suas iniciativas com traços modernizantes foram decisivas para o atual município de Delmiro Gouveia, que leva seu nome, ser o principal município da mesorregião do Sertão Alagoano, em termos populacionais e econômicos. O trabalho utiliza como referencial teórico os conceitos de empresário e empreendimento do economista Joseph Schumpeter; e na organização espacial do município, as categorias de análise do espaço, por Milton Santos.

Biografia do Autor

Bruno Bianchi Gonçalves da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL (2016). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia - UFAL.

Domingos Sávio Corrêa, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Geografia Humana pela USP. Professor Adjunto da UFAL. Atua no Programa de Pós-Graduação em Geografia e nos cursos de bacharelado e licenciatura em Geografia.

Downloads

Publicado

2017-11-24

Edição

Seção

Artigos