Eixos comerciais em Anápolis (GO): estudo de caso das atividades presentes nas principais vias da área nordeste da cidade

Autores

  • Bruno Augusto de Souza Doutorando em Geografia pelo Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
  • Janes Socorro da Luz Professora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências Sociais e Humanidades: Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER) da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2017v32n65p49

Resumo

Este trabalho aborda as questões referentes à construção do espaço urbano, suas formas e os agentes que o modificam ao longo do tempo. Anápolis (GO) é uma cidade média que exerce influência regionalmente, conta com 370.875 habitantes, segundo dados do IBGE, possui forte atividade comercial e industrial. Para este estudo, utilizamos os eixos comerciais da área nordeste da cidade que é composta por 13 bairros situados na área de influência de duas rodovias federais, a BR-153 e a BR-414. Caracteriza-se por ser uma área de expansão recente, pois três loteamentos foram aprovados nas primeiras décadas do século XXI. As atividades presentes foram caracterizadas e georreferenciadas ao longo dos principais eixos comerciais identificados na área, demonstrando a atratividade que essa parte da cidade exerce sobre o processo de expansão urbana recente que a cidade de Anápolis apresenta.

Biografia do Autor

Bruno Augusto de Souza, Doutorando em Geografia pelo Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Doutorando em Geografia pelo Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Janes Socorro da Luz, Professora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências Sociais e Humanidades: Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER) da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (1989), mestrado em Geografia pela Universidade de Brasília (2001) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Atualmente é efetivo da Universidade Estadual de Goiás, lotado na Unidade Universitária de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas, onde desenvolve atividades no curso de Geografia e no Programa de Mestrado "Territórios e Expressões Culturais no Cerrado", além de desenvolver pesquisa de pós doutoramento pela Universidade Federal de Uberlândia, realizando o estágio pós-doutoral na Universidade de Lisboa. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase na Gestão do Território e Análise Regional.

Downloads

Publicado

2017-11-24

Edição

Seção

Artigos