Avaliação de jazidas de areia quartzosa para a produção de concreto a base de cimento portland

Autores

  • Sérgio Moreiras Departamento de Tecnologia da Universidade Estadual de Maringá
  • Otávio Cristiano Montanher Departamento de Tecnologia da Universidade Estadual de Maringá
  • Camila Baraldi Departamento de Tecnologia da Universidade Estadual de Maringá
  • Dayane Camargo Departamento de Tecnologia da Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2018v33n66p292

Resumo

Os parâmetros granulométricos das jazidas de areia que exercem maior influência nas propriedades mecânicas do concreto são o módulo de finura e o coeficiente de uniformidade. Areias com elevados valores destes índices tendem a produzir concretos com maior resistência mecânica à compressão. Nesse sentido, o presente trabalho avaliou as propriedades granulométricas de três jazidas comerciais do Rio Paraná na região do município de Alto Paraíso (PR). Para analisar a influência da granulometria na produção de concreto foram confeccionados corpos de prova de 100 mm de diâmetro por 200 mm de altura com classe de resistência de 20 MPa. A seguir foram determinadas a resistência à compressão e a consistência no estado fresco. As três amostras testadas obtiveram resistência aos 28 dias superior a resistência de dosagem mínima de 26,6 MPa. A amostra 3 em relação com a amostra 1 teve resistência superior em 32 % e em relação com a amostra 2 o aumento foi de 12 %. Isso se deve pelo maior coeficiente de uniformidade que aumenta o embricamento entre as partículas, diminui o volume de vazios e, por fim, aumenta a resistência à compressão; e com maior módulo de finura menor é a superfície especifica dos grãos, menor é a área de recobrimento da pasta de cimento e por conseqüência maior a resistência mecânica para uma mesma quantidade de areia. 

Biografia do Autor

Sérgio Moreiras, Departamento de Tecnologia da Universidade Estadual de Maringá

Engenheiro Civil, Mestre e Doutor em Geotecnia. Atualmente docente do curso de engenheria civil da Universidade Estadual de Maringá. Desvebvolve pesquisas nas areias de estrutura de fundações e materiais de construção. Ministra as disciplinas de Materiais de construção e estruturas de fundação.

Otávio Cristiano Montanher, Departamento de Tecnologia da Universidade Estadual de Maringá

Geografo, doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá. É professor do curso de engenharia ambiental do departamento de tecnologia.

Camila Baraldi, Departamento de Tecnologia da Universidade Estadual de Maringá

Acadêmica do curso de engenharia civil e bolsista PIBIB-FA.

Dayane Camargo, Departamento de Tecnologia da Universidade Estadual de Maringá

Acadêmica do curso de engenharia civil e bolsista PIBIB-FA.

Downloads

Publicado

2018-03-02

Edição

Seção

Artigos