Zona do Euro: estrutura produtiva e emissões de gases do efeito estufa

Autores

  • Clévia Israel Faria França UEL - Universidade Estadual de Londrina
  • Irene Domenes Zapparoli UEL - Universidade Estadual de Londrina
  • Umberto Antônio Sesso Filho UEL - Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2018v33n67p118

Resumo

O objetivo é correlacionar a estrutura produtiva da Zona do Euro e seus impactos no uso da energia. Na metodologia foram calculados os multiplicadores e geradores de energia renovável e não renovável e o efeito transbordamento, utilizando  a matriz insumo-produto e a base de dados do World Input-Output Database. Nos resultados os multiplicadores de produção na relação uso de energia e poluição atmosférica, foi equipamentos de transporte. Nos geradores tem-se Refino de Petróleo e Combustível Nuclear e Eletricidade, Gás e Água. A utilização de energia proveniente do aumento da produção é transbordada para fora do bloco, o que indica insuficiente infraestrutura interna. Devido a um trade-off entre o aumento da produção e a utilização de energia, seria importante descobrir as vantagens e desvantagens de cada país quanto a tais escolhas, sendo esta, uma sugestão para trabalhos futuros.

Biografia do Autor

Clévia Israel Faria França, UEL - Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Ciências Econômicas - UENP - Faculdade Estadual De Filosofia, Ciências e Letras (2002), pós-graduação em Marketing E Gestão De Pessoas - UENP (2004), pós-graduação em Educação À Distância - Faculdade Arthur Thomas (2013), mestre em Economia Regional - UEL - Universidade Estadual De Londrina. lecionou na UENP de agosto de 2003 a julho de 2007, lecionou na Faculdade Pitágoras Londrina de julho de 2007 a março de 2013. Atualmente é professora da Faculdade Arthur Thomas atuando na área de administração financeira no curso de administração e economia no curso de Direito, professora da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná - Londrina atuando na área de Economia, nos cursos de Gestão Financeira, Economia, Administração e Ciências Contábeis, professora de pós-graduação, atuando na área de gestão financeira.  

 

Irene Domenes Zapparoli, UEL - Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Economia pela Universidade Estadual de Londrina (1981), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990). Estudos de doutorado no Institute of Education / London University (2001 a 2004) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade e Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica (2007). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Economia e do Programa de Mestrado em Economia Regional. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em estudos socioeconômicos e cultural, atuando nos seguintes temas: resíduos sólidos, eficiência energética, parcelamentos de lotes urbanos, negociação e gestão de créditos de carbono e perícias ambientais.

Umberto Antônio Sesso Filho, UEL - Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1999) e doutorado em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: insumo-produto, economia regional, economia brasileira, emprego e indústria automobilística.

Downloads

Publicado

2018-05-22

Edição

Seção

Artigos