Proposta de zoneamento geoambiental para o município de Caraguatatuba - SP

Autores

  • Cibele Oliveira Lima Doutoranda da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Regina Celia de Oliveira Professora do Departamento de Geografia do Instituto de Geociencias da Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2018v33n67p140

Resumo

O município de Caraguatatuba sempre apresentou diversidade de uso e ocupação da terra, que ao longo dos anos resultou em diversos níveis de impactos modificando a dinâmica natural. Esse artigo propõe a implementação de um padrão espacial que leve em consideração uma estrutura especial de ordenamento territorial, e seja coerente com as potencialidades e limitações locais. Considerando a necessidade de uso dos recursos e serviços, desde que ocorram sempre de forma racional, buscou-se a estabilidade da dinâmica dos sistemas, através da limitação da ação dos processos ambientais degradantes. A partir da metodologia de Geoecologia da Paisagem proposta por Rodriguez et. al. (2007) e dos princípios da legislação aplicada no município é apresentada uma proposta de Geoambiental em escala 1:50.000.

Biografia do Autor

Cibele Oliveira Lima, Doutoranda da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutoranda em Oceanografia Costeira na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Bacharel, Licenciada e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2011, 2013, 2015). Trabalhou como Analista de Geoprocessamento em convênio entre o IBGE e o CEMADEN. Experiência na área de Geociências com ênfase em Geomorfologia e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: análise da paisagem, geomorfologia costeira, eventos extremos, ocupação irregular, riscos ambientais, geoprocessamento, planejamento e análise ambiental, vulnerabilidade ambiental e vulnerabilidade social.

Regina Celia de Oliveira, Professora do Departamento de Geografia do Instituto de Geociencias da Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP

Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), Mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1999) e Doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é professora doutora da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Análise Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Geomorfologia e Planejamento, Zoneamento Ambiental e Gestão de Zonas Costeiras.

Downloads

Publicado

2018-05-22

Edição

Seção

Artigos