Monitoramento da cobertura vegetal através de índices biofísicos e gestão de áreas protegidas

Autores

  • Alexsandro Bezerra Correia Bilar Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Rejane Magalhães de Mendonça Pimentel Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Michelle Adelino Cerqueira Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2018v33n68p236

Resumo

A manutenção da diversidade da vegetação estabelecida em áreas de caatinga encontra-se sob grande risco e a criação de áreas protegidas é uma estratégia vital para a sua preservação. A utilização de sensoriamento remoto e a aplicação de índices de vegetação contribuirão para uma maior eficiência no seu monitoramento, o que não é uma prática comum no Brasil. O estudo objetivou identificar a condição da cobertura vegetal de uma unidade de conservação da natureza, através da aplicação de índices biofísicos: NDVI, LAI, SAVI, EVI e NDWI, gerados a partir da análise de imagens orbitais referentes aos anos de 2007, 2013 e 2016. Constatou-se que a cobertura vegetal dessa unidade de conservação se encontra relativamente preservada, com a detecção das áreas expostas e sob estresse hídrico, informações indispensáveis para a gestão de espaços legalmente protegidos.

Biografia do Autor

Alexsandro Bezerra Correia Bilar, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPE e Professor Assistente da Unidade Acadêmica de Serra Talhada da UFRPE

Rejane Magalhães de Mendonça Pimentel, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Professora do Departamento de Biologia, área Botânica da UFRPE. Possui Doutorado em Botânica pela UFRPE e Pós-doutoramento pela School of Environmental Sciences, University of Guelph, Canadá.

Michelle Adelino Cerqueira, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Professora Assistente da Unidade Acadêmica de Serra Talhada da UFRPE. Possui Mestrado em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação pela UFPE

Downloads

Publicado

2018-09-19

Edição

Seção

Artigos