Ordem global, desordem local: mineração metálica, acumulação por desapropriação e conflito no norte da província de Neuquén, Argentina (1998-2017)

Autores

  • Sebastián Gómez Lende Instituto de Geografía, Historia y Ciencias Sociales (IGEHCS). Consejo nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET)/Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNCPBA). http://orcid.org/0000-0002-3510-9650

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2018v33n68p286

Resumo

Operando como vetores da ordem global, a grande empresa multinacional e suas estratégias de acumulação por desapropiação perturbam a ordem local ao gerar conflitos derivados da coexistência de racionalidades antagônicas respeito do uso do território. À luz destes supostos, o artigo analisa o ressurgimento da mineração metalífera no norte da Província de Neuquén (Argentina) durante o período 1998-2017, utilizando para isso as categorias propostas pela literatura. Os resultados mostram que as estratégias de acumulação da empresa global têm produzido uma importante desordem local, plasmado nos novos cercados jurídico-territoriais, a privatização da terra, o subsolo e os recursos, a ameaça às formas de produção pré-capitalistas, a pilhagem econômica, a expropriação ecológica e a subjugação de direitos.

Biografia do Autor

Sebastián Gómez Lende, Instituto de Geografía, Historia y Ciencias Sociales (IGEHCS). Consejo nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET)/Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNCPBA).

Doctor en Geografía. Investigador Adjunto del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET).

Publicado

2018-09-19

Edição

Seção

Artigos