Informação e divisão do trabalho no território brasileiro: algumas características do setor de seguros e resseguros
DOI:
https://doi.org/10.5007/2177-5230.2021.e61438Resumo
Assistimos na atualidade a uma profunda transformação do território em virtude da emergência do meio técnico-científico-informacional. Neste contexto, a informação adquire novo significado, tornando-se uma variável de fundamental importância para a organização e estratégia dos agentes hegemônicos. Vale destacar que uma das características do período atual é o crescente nível de riscos e incertezas. Assim, a análise do setor de seguros e resseguros é de fundamental importância, uma vez que essas atividades oferecem garantias contra diversos riscos, intensificam a produção de informações e contribuem com o aprofundamento da divisão social e territorial do trabalho.
Referências
CASTILLO, R. Sistemas Orbitais e Uso do Território: integração eletrônica e conhecimento digital do território. São Paulo: DG-FFLCH-USP, 1999. Tese de Doutorado em Geografia.
CASTILLO, R.; FREDERICO, S. Espaço Geográfico, Produção e Movimento: uma reflexão sobre o conceito de circuito espacial produtivo. Revista Sociedade & Natureza, Uberlândia, 22 (3): 461-474, dez. 2010.
DANTAS, Marcos. A Lógica do Capital Informação. Rio de Janeiro: Contraponto, 2002.
DANTAS, Marcos. Trabalho com informação: valor, acumulação, apropriação nas redes do capital. Rio de Janeiro: Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ (CFCH-UFRJ), 2012.
DELLOITE. A Indústria de Seguros no Brasil: transformação e crescimento em um país de oportunidades. 2011. Disponível em: http://www2.deloitte.com/content/dam/Deloitte/br/Documents/financial-services/LivroIndustriaSegurosPortugues.pdf . Acesso em: 23/10/2014.
DIAS, L. C. Redes: emergência e organização. In: I. E. de Castro et al. (orgs.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
FREIRE, C. T. Um Estudo sobre os Serviços Intensivos em Conhecimento no Brasil. In. João Alberto de Negri e Luis Cláudio Kubota (orgs). Estrutura e Dinâmica do Setor de Serviços no Brasil. Brasília: IPEA, 2006.
GALIZA, F. Análise Econômica do Mercado de Resseguro no Brasil. Estudo encomendado a Rating de Seguros Consultoria pela Terra Brasis Resseguros. Maio/2015. Disponível em: http://www.ratingdeseguros.com.br/pdfs/estudoresseguro2015.pdf . Acesso em: 16/02/2016.
COAUTOR; AUTOR, 2018.
KON, A. Sobre as Atividades de Serviços: revendo conceitos e tipologias. Revista de Economia Política, v.19, n.2 (74), abril-junho/1999.
KPMG. Abertura do Mercado de Resseguro no Brasil: percepções do mercado. 2011. Disponível em: https://www.kpmg.com/BR/PT/Estudos_Analises/artigosepublicacoes/Documents/Financial-Services/Abertura_do_Mercado_de_Resseguro_no_Brasil.pdf . Acesso em: 23/10/2014.
KPMG. Situação Atual e Perspectivas do Mercado de Distribuição de Seguros no Brasil. Jan/2013. Disponível em: http://www.kpmg.com/BR/PT/Estudos_Analises/artigosepublicacoes/Documents/Seguros/situacao-atual-mercado-seguros.pdf . Acesso em: 23/10/2014.
LÉVY, P. A Revolução Contemporânea em Matéria de Comunicação. Revista FAMECOS. Porto Alegre, N.9, Dez/1998.
MAGALHÃES, R. de A. O Mercado de Seguros no Brasil. Rio de Janeiro, FUNENSEG, 1997.
MENDONÇA, A. P. Temas de Seguro. São Paulo: Editora Roncarati, 2010.
MONTALBÁN, M. V. Inquérito à Informação. Lisboa: Iniciativas Editoriais, 1971.
PORAT, M. U. The Information Economy: Definition and Measurement. Office of Telecommunications (DOC) ,Washington,D.C. 1977.
SANTOS, M. A Natureza do Espaço: técnica e tempo – razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2002.
SANTOS, M. A Urbanização Brasileira. São Paulo: Edusp, 2005.
SILVA, A. M. B. da. A Contemporaneidade de São Paulo. Produção de informações e novo uso do território brasileiro. São Paulo: DG-FFLCH-USP, 2001. Tese de Doutorado.
SILVA, A. M. B. da. A Nova Divisão Territorial Brasileira e a Produção de Informações na Cidade de São Paulo (as empresas de consultoria). In: Santos, M.; Silveira, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2005.
SILVA, A. M. B. da. Círculos de Informações, Urbanização, e Usos do Território Brasileiro. Revista da ANPEGE, v.8, n.10, p.3-15, ago/dez 2012.
TOMELIM, Mário. O Quaternário: seu espaço e poder. Brasília, Ed. UNB, 1988.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.