O comércio eletrônico sob a ótica geográfica
DOI:
https://doi.org/10.5007/2177-5230.2020v35n76p352Resumo
Neste artigo, o comércio eletrônico é tomado como pauta para uma análise geográfica de sua estrutura e de diferentes aspectos. Dentre estes aspectos, apresentaremos alguns rascunhos teóricos sobre a influência desta atividade nas pequenas cidades. Para tanto, o texto contextualiza o surgimento dessa atividade no contexto dos novos cenários macroeconômicos, tendo como enfoque a tecnologia de informação e as mudanças na relação entre as empresas, ressaltando-se, assim, a análise das recentes transformações no âmbito da realização da mercadoria, configurada na forma do comércio, e sua logística espacial. A análise se apresenta mediante um paralelo entre os fatores que representam a mudança no comércio e sua relação com a indústria trazendo como pano de fundo nesta discussão uma leitura de alguns apontamentos de economistas políticos clássicos como Karl Marx e outros, de forma que o entendimento dessas mudanças pela ciência geográfica tenha como ponto de apoio sua dinâmica espacial. Nesta mesma ótica, o trabalho aponta caminhos epistemológicos para a interpretação geográfica do objeto de estudo.Referências
CÂMARA BRASILEIRA COMÉRCIO ELETRÔNICO/CBCE. Disponível em: https://www.camara-e.net/– acessado em novembro de 2018.
CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
CHANDLER, Alfred. Ensaios para a teoria da grande empresa. Rio de Janeiro: editora da Fundação Getúlio Vargas, 1998.
CRONIN, Mary. Fazendo “business” via internet. São Paulo: Erika, 2005.
DRUCKER, Peter. A revolução do comércio eletrônico. In: JULIO, Carlos Alberto; SALIBIU NETO, José. E-business e tecnologia: autores e conceitos imprescindíveis. São Paulo: Publifolha, 2001, p. 90–107.
E-BIT / BUSCAPÉ. Disponível em: https://www.ebit.com.br/- acessado em março de 2016.
MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. 405 p.
MAYO, A.; NOHRIA, N. Da crise do petróleo à internet — série “O mundo dos negócios e seus ícones”. São Paulo: Campus, 2008.
NAKAWAGA, Sandra S. Y. A lealdade dos consumidores nos ambientes de comércio online e offline. 2008. 310p. Tese (Doutorado em Administração de Empresa) — Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo.
RELATÓRIO WEBSHOPPERS ebit [online]. Edição 35. Relatório sobre o Comércio Eletrônico em 2016. Disponível em: https://www.ebit.com.br/webshoppers. Acessado em: maio de 2017. 51p.
RELATÓRIO WEBSHOPPERS ebit [online]. Edição 39. Relatório sobre o Comércio Eletrônico em 2018. Disponível em: https://www.ebit.com.br/webshoppers. Acessado em: março de 2019. 41p.
ROBISON, M.; KALAKOTA, R. E-business: estratégias para alcançar o sucesso no mundo digital. 2. ed. São Paulo: Bookman, 2002.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço. São Paulo: editora da Universidade de São Paulo, 2005.
TEZZA, R.; BORNIA, A. C.; HEDLER, F.; GONCALVES, M. B. Impactos do comércio eletrônico na cadeia de suprimentos. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA (SEGET), 5.; SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA (SEGET), 5., Resende: Associação Educacional Dom Bosco, 2008. v. 1.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.