A demanda de automóveis no Brasil: uma análise a partir de efeitos regionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2021.e69949

Resumo

O presente trabalho investigou a demanda de automóveis por mil habitantes nas microrregiões brasileiras por meio dos processos de convergência absoluta e condicional além de testar a hipótese da existência de clubes de convergência, no período 2004 a 2015. Investigou também, os efeitos regionais da redução do IPI (Impostos sobre Produto Industrializado) com o objetivo de identificar se o consumo de automóveis por mil habitantes a nível de regional sofreu alteração no período de atuação dessa política (2008 a 2014), em relação ao período anterior (2004 a 2007), os resultados foram obtidos por meio do uso de ferramentas de Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE) e da Econometria Espacial. As estimações indicaram que microrregiões que apresentaram uma menor demanda efetiva por mil habitantes no período inicial (2004-2007) tenderam a ter maiores taxas de crescimento de suas frotas de automóveis no período posterior (2008-2014), evidenciando assim, um processo de homogeneização ao longo do território brasileiro. Ademais, os resultados indicam existência de dois clubes de convergência denominados de norte e sul, os quais apresentaram características distintas. Por fim, as variáveis estruturais mostraram-se satisfatórias tendo seu grau de significância em 1%. Esses resultados corroboram com aqueles encontrados pelos autores Cintra (2014), Haddad (2015), Lucinda (2017), que identificaram externalidades positivas do aumento da frota de automóveis e que têm o potencial de alavancar o dinamismo nas regiões vizinhas.

Biografia do Autor

Adirson Maciel de Freitas Junior, USP ESALQ

Mestre em economia pela UEPG e Doutorando em Economia USP/Esalq

Cleise Maria de Almeida Tupich Hilgember, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Doutora Adjonta - Departamento de Economia UEPG

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2021-04-08

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Artigos