A disputa de hegemonia em Florianópolis

Autores

  • Elson Pereira UFSC
  • AfrÂnio Boppré UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2022.e84721

Palavras-chave:

Aparelhos privados de hegemonia, Formação econômica social, Hegemonia, Florianópolis

Resumo

O artigo analisa a forma como se deu a estruturação e como atuam, em Florianópolis, algumas entidades empresariais enquadradas no conceito de APH, de Gramsci. Ele aborda como se desenvolve na Formação Econômica e Social florianopolitana a disputa de hegemonia prevalecendo ideias e interesses de determinados setores da classe dominante local. A partir de entrevistas e de outas fontes, conclui-se que Florianópolis alcançou, a partir dos anos 80 até os dias atuais, um estágio de qualidade superior na forma organizativa de expressivo segmento empresarial, alterando as relações entre a classe dominante local, o Estado e suas políticas públicas e a sociedade no seu todo. Estas relações migraram de “pauta de reivindicações” voltadas ao poder público para um nível superior, ou seja, estabelecimento de relações orgânicas e de influência direta, ao mesmo tempo em que dirige um processo vivo e intenso de hegemonia na sociedade.

Biografia do Autor

Elson Pereira, UFSC

Professor Titular da UFSC. Pesquisador do CNPq. Graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1985), doutorado em "Urbanisme et Aménagement" - Instituto de Urbanismo de Grenoble (1999) e Pós-doutorado no Instituto de Geografia Alpina (Grenoble). Atualmente é professor de Planejamento Urbano do curso de graduação em Geografia da UFSC e professor do Programa de Pós Graduação em Geografia da UFSC. Foi vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC por dois mandatos; foi vice-diretor do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC; foi Secretário Executivo da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Planeamento Urbano e Regional - ANPUR. Foi por duas vezes conselheiro do Conselho Gestor do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social; é parecerista ad-hoc do CNPq, do Scientific Electronic Library Online - SciELO ? Brasil, da CAPES, da FAPESP e das Revistas Geosul e REBEUR; é professor visitante do Instituto de Urbanismo de Grenoble - França em desde 2010; foi professor convidado da Universidade de Québec em Montreal (UQAM) em 2012; foi membro da Comissão da CAPES de Avaliação da Pós-Graduação em Geografia até 2013. Tem quatro livros publicados sobre Cidades e Planejamento Urbano e dezenas de artigos. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente com planejamento urbano, participação popular e políticas habitacionais. Foi professor Titular da Cátedra Capes/CES na Universidade de Coimbra em 2016. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC entre 2017 e 2018.

AfrÂnio Boppré, UFSC

É graduado em Ciências Econômicas, é doutorando e possui mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Foi professor nos cursos de Direito e Econômia da Faculdade CESUSC, professor nos cursos de Administração das Faculdades Energia, professor substituto do curso de Ciências Econômicas da UFSC e profoessor na pós-graduação em políticas públicas da UDESC. Atuando principalmente nos seguintes temas: Economia, Meio Ambiente, Planejamento Estrategico Situacional, Planejamento Urbano e Participação Popular. Atualmente é vereador em Florianópolis pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

Referências

BENETTI, Estela. Florianópolis atrai onda de investimentos que supera R$ 2,5 bilhões. NSC Total, Florianópolis, 19/09/2021. Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/colunistas/estela-benetti/florianopolis-atrai-onda-de-investimentos-que-supera-r-25-bilhoes. Acesso em: 19 de setembro de 2021.

COSTA, Roberto. Transcrição do vídeo do discurso proferido na ocasião 10 anos Floripa Amanhã. ALESC. Sessão Especial FloripAmanhã 10 anos.

COUTINHO, Carlos Nelson. Intervenções: O marxismo na batalha das ideias. São Paulo: Cortez, 2006.

DREIFUS, René. O Jogo da Direita. Petrópolis: Editora Vozes., 1989.

FERNANDES, Florestan. Nova República? Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986.

FLORIPAMANHÃ. 10 Anos: Para fazer do futuro de Floripa nosso melhor presente. 2015. Elaborado por Associação FloripAmanhã. Disponível em: https://materiais.floripamanha.org/floripamanha-almanaque-10anos. Acesso em: 10 dez. 2017.

FLORIPAMANHÃ. Quem Somos. Elaborado por Associação FloripAmanhã. Disponível em: http://floripamanha.org/quem-somos/. Acesso em: 10 ago. 2021.

FONTES, Virgínia. O Brasil e o capital-imperialismo: Teoria e História. Rio de Janeiro: UFRJ Editora, 2010..

GRAMSCI, Antonio. A Revolução contra o Capital. In: COUTINHO Carlos Nelson (Org.) O leitor de Gramsci. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2011.

GRAMSCI, Antonio.. Hegemonia, Guerra de Movimento, Guerra de Posição–guerra de posição e guerra manobrada ou frontal. In: COUTINHO Carlos Nelson (Org.). O leitor de Gramsci. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2011.

HARVEY, David. O direito à cidade. In: Lutas sociais, São Paulo, n. 29, p. 73-89, jul./dez.2012.

IANNI, Octávio. Classe e Nação. Petrópolis: Editora Vozes, 1986.

LEFEBVRE, Henri. Marxismo: uma breve introdução. Coleção L&PM POCKET, 2016

LEPRE, Aurelio. O Prisioneiro – A vida de Antonio Gramsci. Rio de Janeiro, 2001.

LENZI, Maria Helena. A Invenção de Florianópolis como Cidade turística: discursos, paisagens e relações de poder. Tese (Doutorado) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Departamento Geografia. Área de concentração: Geografia Humana. São Paulo, 2016.

MIGLIOLI, Jorge. Dominação burguesa nas sociedades modernas. Revista Crítica Marxista. Editora Revan, n. 22, 2006.

PEREIRA, Elson. Planejamento Urbano em Florianópolis e cidade contemporânea. In: PEREIRA e DIAS (Org.). As cidades e a urbanização no Brasil. Passado, presente e futuro. Florianópolis: Insular, 2011.

REIS, Almir Francisco. Ilha de Santa Catarina: permanências e transformações, Florianópolis – SC. Editora UFSC , 2012.

SANTOS, Milton. Sociedade e Espaço: A formação social como teoria e como método.São Paulo. Boletim Paulista de Geografia, 1977.

TV JURERE (Florianópolis). Entrevista com Andrea Druck e Carlos Berenhauser Leite. 2015. Jurere Internacional - Dilla Lamar entrevista Andrea Druck e Carlos Leite, Diretores da Habitasul. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=P2yG9NUB2JQ. Acesso em: 16 jan. 2018.

Downloads

Publicado

2022-09-21

Edição

Seção

Artigos