A geopolítica através do soft power: investimentos árabes e chineses no futebol mundial do século XXI

Autores

  • Patrícia Volk Schatz Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2023.e85653

Palavras-chave:

Esporte, Cultura, Investidores, Capitalismo, Clubes de futebol

Resumo

A popularidade do futebol garante que a economia desse esporte estabeleça relações em âmbito global e, da mesma forma, se vislumbram possibilidades geopolíticas por meio de um soft power associado à prática. Considerando o mercado futebolístico, a partir de 2010, o texto objetiva identificar os principais investimentos árabes e chineses na aquisição de clubes e em outras formas de negócios como patrocínios. Metodologicamente recorreu-se à revisão narrativa da literatura e coleta de materiais especializados da imprensa esportiva, bem como em sites de clubes diversos. Os resultados mostraram que o interesse sobre o futebol se amplia para países e investidores diversos, mesmo sem tradição em grandes competições, pois esse esporte permite projeções internacionais para grupos investidores, marcas e nações.  

Biografia do Autor

Patrícia Volk Schatz, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Geografia (Universidade Federal de Santa Catarina, 2020), Mestrado em História (Universidade Federal de Santa Catarina, 2015), Bacharelado em Geografia (Universidade Federal de Santa Catarina, 2014), Licenciatura em Geografia (Universidade do Estado de Santa Catarina, 2021), Bacharelado e Licenciatura em História (Universidade do Estado de Santa Catarina, 2012). Participa como membro do grupo de estudos filiado no CNPq Formação Sócio Espacial: Progresso Técnico e Desenvolvimento Econômico (GEOTDE). Atualmente atua como assistente editorial da revista Geosul da UFSC e realiza pesquisa de pós doutoramento com financiamento do CNPq.

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Publicado

2023-05-15