A geopolítica das plataformas: características estruturais da plataformização e as especificidades do modelo chinês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2023.e87355

Palavras-chave:

Plataformas, Ciberespaço, Ideologia, Estados Unidos, China

Resumo

O artigo consiste em uma investigação sistemática sobre a plataformização no sistema mundo. Avaliamos que o funcionamento dos ecossistemas de plataformas digitais reflete a orientação ideológica que permeia seus respectivos ciberespaços geográficos de atuação. Propomos, assim, a divisão do ciberespaço entre o que classificamos como o ciberespaço internacional estadunidense, orientado pelo neoliberalismo, e o ciberespaço nacional insulado chinês, orientado pelo projetamento. Concluímos que o fenômeno se alicerça na segunda onda de inovações da Era Digital e que não se manifesta na China somente como uma estrita regulação estatal sobre as práticas de corporações plataformizadas, mas também pela coordenação de grandes projetos pelo Estado com as plataformas nacionais.

Biografia do Autor

Pedro Txai Brancher, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pesquisador de pós-doutorado vinculado ao Instituto de Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED). Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ.

Éberson Polita, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Estudos Estratégicos Internacionais pela UFRGS.

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Publicado

2023-05-15