Os gasodutos russos, o conflito na Ucrânia e a divisão internacional do trabalho: uma abordagem rangeliana

Autores

  • Leonardo Mosimann Estrella UDESC
  • Isa de Oliveira Rocha UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2023.e88183

Palavras-chave:

Gás natural, Geopolítica, Imperialismo, Desenvolvimento regional

Resumo

O artigo analisa ao papel do gás natural na dinâmica geopolítica da atualidade e aponta seu papel nuclear dentro da disputa imperialista. Do ponto de vista teórico adota a perspectiva marxista e leninista, com suporte em Ignacio Rangel e Armen Mamigonian. Promove a análise partindo de conteúdo bibliográfico e da visão empírica sobre este setor do ramo da energia. Como resultado apresenta que, assim como os processos de guerra e conflitos históricos tem a energia presente como um dos agentes e atores principais, a luta imperialista revela, de forma não episódica, uma opção ocidental destacadamente contrária às formas socialistas na divisão internacional do trabalho. Atesta ainda que essa opção se apoia no atraso da promoção de nova infraestrutura e, como consequência, nas atividades que buscam enfrentar também o desenvolvimento regional desigual.

Biografia do Autor

Leonardo Mosimann Estrella, UDESC

Administrador pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com especialização em Gestão Estratégica de Pessoas, Gerenciamento de Crises, Gestão da Comunicação Pública e Marketing para Gestão Empresarial. Mestre e doutorando em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPLAN) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Coordena o Núcleo de Estudo, Pesquisa e Observatório de Gás Natural da Vision Gas.

Isa de Oliveira Rocha, UDESC

Graduação em Geografia Bacharelado (1984), Geografia Licenciatura (1986) e mestrado em Geografia (1994) - área de Desenvolvimento Regional e Urbano - pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutorado em Geografia Humana (2004) pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado na Bridgewater State University (Massachusetts/EUA). Atualmente é professora titular do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPLAN ) - Doutorado e Mestrado, líder do grupo de pesquisa Natureza e Sociedade: Autonomia e Relação e coordenadora do Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (LABPLAN) do Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Na UDESC foi Diretora de Pesquisa e Extensão da FAED, coordenadora do mestrado e doutorado do PPGPLAN, entre outras atividades. Na Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) foi professora titular no curso de Geografia (1998-2015). Atuou na Secretaria de Estado do Planejamento de Santa Catarina, de 1983 a 2018, destacando-se a coordenação dos estudos socioeconômicos do Projeto Gerenciamento Costeiro de Santa Catarina, do Arquivo Gráfico Municipal (IBGE) e a participação na elaboração dos Atlas de 1986 e 1991 e organização (2012 a 2019) do novo Atlas Geográfico de Santa Catarina, publicado em Fascículos. Integra comitês científicos e editoriais de periódicos, agências de fomento, eventos científicos etc. e foi avaliadora de cursos de graduação de Geografia (INEP/MEC) de 2006 a 2018.

Referências

ABEGÁS - Associação Brasileiras das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado. Estatísticas de consumo. Disponível em https://www.abegas.org.br/arquivos/74154. Acesso em 25 jan. 2019.

ARAÚJO, Renata Rodrigues de. Aspectos regulatórios e institucionais do desenvolvimento de gás não convencional: uma análise comparativa entre Brasil e Estados Unidos. Tese (Doutorado em Ciências) - Instituto de Energia e Ambiente, Universidade de São Paulo. São Paulo, p. 314. 2016.

ARAÚJO, Renata Rodrigues de; COSTA, Hirdan Katarina de Medeiros; CUPERTINO, Sílvia Andrea; PULGAR, Rafael Girardi. Lei do Petróleo versus Lei do Gás in COSTA, Hirdan Katarina de Medeiros; CUPERTINO, Sílvia Andrea; SANTOS; Edmilson Moutinho dos (org.). Atualidades regulatórias do mercado de gás brasileiro. Rio de Janeiro: Sinergia Editora, 2018.

BARINI, Felipe. Cabo de Guerra: Alemanha resiste a pressão de vinhos e dos EUA contra gasoduto da Rússia. Jornal O Globo, Rio de Janeiro, 17 de fevereiro de 2021. Economia.

BORGER, Julian. As leis da atração: a maioria dos países da ONU condena a Rússia, mas as abstenções revelam nuances das relações geopolíticas. Carta Capital, São Paulo, n. 1202, a. 27, p. 44-47, abr, 2022.

BP GROUP - Statistical Review of World Energy. 2021. 70 ed.

DRUMMOND, Carlos. Outras saídas: o bloqueio à Rússia prejudica também a União Europeia e aumenta o poder do Oriente no jogo político. Carta Capital, São Paulo, n. 1201, a. 27, p. 38-40, mar, 2022.

EPE - Empresa de Pesquisa Energética. Matriz Energética e Elétrica. IEA - International Energy Agency, 2020. Disponível em https://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/matriz-energetica-e-eletrica. Acesso em 25 abr. 2021a.

ESTRELLA, Leonardo Mosimann. O Gás Natural. Diário Catarinense, Florianópolis, 2012, Artigos, p. 17.

FURNO, Juliane da Costa. Limites e possibilidades do desenvolvimento econômico na periferia capitalista: a política de conteúdo local no setor de petróleo e gás. Tese (Doutorado em Economia) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico do Instituto de Economia, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, p. 303. 2020.

GNPW - GNPW Group. O que é o Gás Natural Liquefeito? Disponível em https://www.gnpw.com.br/energia-limpa/o-que-e-o-gas-natural-liquefeito/. Acesso em 20 de jun. 2021.

GRIGAS, Agnia. The new geopolitics of natural gas. London: Harvard University Press, 2017.

HENNING, Luciano Augusto. Descaminhos da política energética no Brasil: energias renováveis, gás de xisto e entrega do pré-sal. Tese (Doutorado em Geografia) - Programa de Pós-Gradução em Geografia, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, p. 176. 2019.

LEÃO, Rodrigo Pimentel Ferreira. A questão energética na crise Rússia e Ucrânia e a frágil posição européia. INEEP. 22 fev. 2022. Disponível em https://ineep.org.br/a-questao-energetica-na-crise-russia-e-ucrania-e-a-fragil-posicao-europeia/. Acesso em 27 fev. 2022.

LEÃO, Rodrigo Pimentel Ferreira; NOZAKI, Willian. Acordos energéticos e militares bloqueiam o isolamento da Rússia. INEEP. 16 mar. 2022. Disponível em https://ineep.org.br/acordos-energeticos-e-militares-bloqueiam-o-isolamento-da-russia/. Acesso em 20 mar. 2022.

LENIN, Vladimir Ilyich. Capitalismo e agricultura nos Estados Unidos da América: novos dados sobre as leias de desenvolvimento do capitalismo na agricultura. São Paulo: Brasil Debates, 1980.

LENIN, Vladimir Ilyich. O desenvolvimento do capitalismo na Rússia: o processo de formação do mercado interno para a grande indústria. Tradução de José Paulo Netto. Revisão de Paulo Bezerra. São Paulo: Abril Cultural, 1982. [Os Economistas]

LENIN, Vladimir Ilyich. O desenvolvimento do capitalismo na Rússia. São Paulo: Abril Cultural, 1985. [Os Economistas]

LENIN, Vladimir Ilyich. O imperialismo: etapa superior do capitalismo. Campinas: FE/UNICAMP, 2011.

LENIN, Vladimir Ilyich. Imperialismo, fase superior do capitalismo. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2012.

MAMIGONIAN, Armen. Tecnologia e desenvolvimento desigual no centro do sistema capitalista. Revista Ciências Humanas, v.1, n.2, 1981.

MAMIGONIAN, Armen. O pensamento de Ignácio Rangel. Geosul, n.3, 1987.

MAMIGONIAN, Armen. A América Latina e a economia mundial: notas sobre os casos chileno, mexicano e brasileiro. Geosul. v. 14, n. 28, jul./dez. 1999.

MAMIGONIAN, Armen. Marxismo e globalização: as origens da internacionalização mundial. In: SANTOS, Milton. Cidadania e Globalização. Bauru: AGB, 2000a.

MAMIGONIAN, Armen. Teorias sobre a industrialização brasileira. Cadernos Geográficos. Florianópolis: Imprensa Universitária, UFSC/CFH/GCN, n. 2, 2000b.

MAMIGONIAN, Armen. Imperialismo, universidade e pensamento crítico. Princípios, n. 71, nov. 2003.

MAMIGONIAN, Armen. Estudos sobre o Pensamento Geográfico. Tese (Livre Docência), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

MAMIGONIAN, Armen. A China e o marxismo: Li Dazhao, Mao e Deng. In: DEL ROIO, Marcos (Org.) Marxismo e Oriente: quando as periferias tornam-se os centros. São Paulo: Ícone Editora, 2008.

MAMIGONIAN, Armen. O Mundo no final do século XX e início do século XXI. Boletim Paulista de Geografia, n. 100 (Edição Comemorativa), p. 173-205, 2018.

MAMIGONIAN, Armen; BASTOS (et al.) Brasil e Mundo no início do século XXI: Geografia, história e economia. 1 ed. Florianópolis: UFSC, 2021. [Serie Livros Geográficos; 9]

MARX, Karl. O capital: a crítica a economia política: livro I: o processo de produção do capital. Tradução de Rubens Enderle. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2017.

MELLO, Juliana Magaton; BONE, Rosemarie Broker; Amaral Renan Pimenta do. A importância do shale para a economia Americana: o perfil exportador líquido veio para ficar? Rio Oil & Gas Expo and Conference, n. 535, 2020, Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: IBP, 2020.

OLTERMANN, Philip. Abraços de ursos: Angela Merkel errou ao ignorar os riscos de aprofundamento das relações com a Rússia a Putin? Carta Capital. n. 1199. p. 46-48, 16 mar, 2022.

PEREIRA, Fábio Manuel Farto Gonçalves. A dependência energética em termos de gás natural da União Européia face à Rússia. Dissertação (Doutorado em Ciência Política) – Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Coimbra, p. 152, 2014.

PRADO, Miguel. Gás natural: que empresas importam para Portugal, de onde e como? Expresso. Economia. Lisboa. 1 mar. 2022. Disponível em https://expresso.pt/economia/gas-natural-que-empresas-importam-para-portugal-de-onde-e-como/. Acesso em 3 mar. 2022.

RANGEL, Ignacio de Mourão. A economia brasileira nos anos 1980. In: FÊLIX, Moacir et al. Encontros com a Civilização Brasileira. v. 18. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

RANGEL, Ignacio de Mourão. A Polônia e o Ciclo Longo. Encontros com a Civilização Brasileira, v. 29, n. 11, p. 21-32, 1982.

RANGEL, Ignacio de Mourão. Contradições entre serviços públicos e privatização (1). Folha de São Paulo, São Paulo, 22 jun 1986a, Opinião Econômica, p. 48, 5º Caderno.

RANGEL, Ignacio de Mourão. Contradições entre serviços públicos e privatização (2). Folha de São Paulo, São Paulo, 13 jul 1986b, Opinião Econômica, p. 36, 5º Caderno.

RANGEL, Ignacio de Mourão. Dualidade básica da economia brasileira. 2.ed. Rio de Janeiro: Bienal: Textos Brasileiros de Economia, 1999.

RANGEL, Ignacio de Mourão. Ignácio Rangel: Obras Reunidas volume 1. Rio de Janeiro: Contraponto: Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, 2012a.

RANGEL, Ignacio de Mourão. Ignácio Rangel: Obras Reunidas volume 2. Rio de Janeiro: Contraponto: Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, 2012b.

ROMANOS, Rafael Reami. Análise dos modais de transporte de gás natural por gasodutos e por GNL. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Programa de Pós-Gradução em Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, p. 127. 2013.

ROSS, Michael. A maldição do petróleo: como a riqueza petrolífera molda o desenvolvimento das nações. Porto Alegre: Citadel, 2015.

SANTOS, Edmilson Moutinho dos; ZAMALLOA, Guido Carrera; VILLANUEVA, Luz Dondero; FAGA, Murilo Tadeu Werneck. Gás natural: estratégias para uma energia nova no Brasil. São Paulo: Annablume, Fapesp, Petrobras, 2002.

SILVA, Thaisa Carolina Ferreira. Utilização de biogás de estações de tratamento de esgoto para fins energéticos. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Instituto de Energia e Ambiente, Universidade de São Paulo. São Paulo, p. 153. 2015.

TOMASSONI, Franco. A política externa da Federação Russa: recursos energéticos como vetor, Gazprom como instrumento. Geosul, Florianópolis, v.28, n.56, p. 7-32, jul-dez, 2013.

VICTOR, David; JAFFE; Amy; HAYES, Mark. Natural gas and geopolitics: from 1970 to 2040. New York: Cambridge University Press, 2006.

VIDAL, José Walter Bautista; VASCONCELLOS, Gilberto Felisberto. Petrobras um clarão na história. Brasília: Sol Brasil Editora, 2001.

YERGIN, Daniel. A busca: energia, segurança e reconstrução do mundo moderno. Tradução de Ana Beatriz Rodrigues. 1.ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.

YERGIN, Daniel. O petróleo: uma história mundial de conquistas, poder e dinheiro. Tradução de Leila Marina Di Natale, Maria Cristina Guimarães, Maria Christina de Góes; edição Max Altman. 7.ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020a.

YERGIN, Daniel. The new map: energy, climate and the clash of nations. 1.ed. New York: Penguin Press, 2020b.

Downloads

Publicado

2023-05-15