Geoeconomia das grandes tradings companies no mercado exterior da cadeia produtiva da soja

Autores

  • Roberto Cesar Costa Cunha Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2023.e90154

Palavras-chave:

Geopolítica dos alimentos, Comércio exterior, Agronegócios, Companhias multinacionais

Resumo

O texto tem objetivo central de identificar as estruturas, as estratégias geoeconômicas de regionalização mundial das principais trading companies do mundo. Atualmente, o comércio mundial de grãos está centralizado em apenas cinco companhias gigantes: Archel Danields Midland (ADM), Bunge, Cargill e Louis Dreyfus, o famoso ABCD, e a China Oil and Foodstuffs Corporation (Cofco). Para alcançar esse objetivo, optou-se pelas informações de caráter descritivo para uma comparação apenas quantitativa. Assim, foi possível afirmar que o descolamento geográfico das cinco grandes trading companies e o aumento tanto das instalações físicas como o volume comercializado de commodities agrícolas, para novas áreas, não está descorrelacionado, entre outras combinações geoeconômicas: da procura de receitas e lucros mais significativos em economias em processo de desenvolvimento produtivo ou booms de produção.

Biografia do Autor

Roberto Cesar Costa Cunha, Universidade Federal de Santa Catarina

Geógrafo (UFMA); Mestre; Doutor e pós-Doutor em Geografia (UFSC)

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Publicado

2023-05-15