Os monstros em dois contos de Mariana Enriquez
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2024.e100063Palavras-chave:
Mariana Enriquez, literatura fantástica, contos, monstroResumo
O presente artigo tem como objetivo propor uma leitura dos contos “El patio del vecino” e “Bajo el agua negra”, de Mariana Enriquez, a partir de três pontos de análise: sua filiação à tradição do fantástico literário; a configuração do horror e da figura do monstro; e a leitura de conflitos sociais que se manifestam em Las cosas que perdimos en el fuego (2016). Em ambos os contos, a protagonista feminina encontra-se diante de uma figura monstruosa que encarna questões profundas da sociedade, tais como o gaslighting dentro de um casamento e a alienação geográfica e social de uma população miserável nos arredores de Buenos Aires. Os contos partem da representação do abjeto, do horrífico para finalmente reconhecer na protagonista o sentimento de culpa, seja ela pessoal ou coletiva, pela monstruosidade que presencia. Para tanto, é necessário investigar os conceitos de monstro físico e monstro moral, recorrendo eventualmente a outros títulos da tradição fantástica para termos de comparação.
Referências
AMPUERO, María Fernanda. Pellea de gallos. Madrid: Editorial Páginas de Espuma, 2018.
BERTIN, Juliana Ciambra Rahe. O monstro invisível: o abalo das fronteiras entre monstruosidade e humanidade. Outra Travessia, n. 22, p. 37-54, 2016.
BUKHALOVSKAYA, Alena; BOLOGNESI, Sara. Monstrua y subalterna: la resistencia en “Subasta” (2018), de María Fernanda Ampuero. Arboles y Rizomas, v. 3, n. 1, p. 87-100, 2021.
BRESCIA, Pablo. Femeninos horrores fantásticos: Schweblin, Enríquez y (antes) Fernández. Orillas: rivista d’ispanistica, n. 9, p. 133-151, 2020.
CESERANI, Remo. O fantástico. Trad. de Nilton Cezar Tridapalli. Curitiba: Ed. UFPR, 2006.
COHEN, Jeffrey. A cultura dos monstros: sete teses. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Pedagogia dos monstros. Trad. de Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p. 21-58.
ENRIQUEZ, Mariana. Las cosas que perdimos en el fuego. Nova York: Vintage Español, 2017.
ENRIQUEZ, Mariana. As coisas que perdemos no fogo. Trad. de José Geraldo Couto. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017.
ENRIQUEZ, Mariana. O terror para refletir a cidade e o presente: Mariana Enriquez e os fantasmas do horror pelas esquinas de Buenos Aires. Suplemento Pernambuco, n. 139, p. 4-7, set. 2017. Disponível em: http://www.suplementopernambuco.com.br/pernambuco/70-perfil/1945-mariana-enriquez-o-terror-e-as-esquinas-de-buenos-aires.html. Acesso em: 04 out. 2023.
FOUCAULT, Michel. Os anormais: curso no Collége de France (1974-1975). Trad. de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. Trad. de Maria Clara Correa Castello. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lana Ieda Nunes Costa, Gregório Foganholi Dantas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.