Ensino por meio de projetos nas aulas de literatura em língua inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2024.e100098

Palavras-chave:

literaturas em língua inglesa, projetos, curricularização da extensão, sarau, lives e podcasts

Resumo

O trabalho a seguir tem o objetivo de apresentar algumas práticas de ensino e avaliação de literatura em língua inglesa no cenário do Ensino Superior. Nosso propósito é o de descrever a concepção e criação de projetos, indicando seu funcionamento, as reflexões sobre sua aplicação. Também, faremos uma proposição de que sirvam de exemplo para serem adaptados ou replicados em outros contextos, além de apontamentos sobre como atendem as expectativas criadas pelo processo de curricularização da extensão. Primeiramente, faremos uma breve síntese dos estudos sobre ensino de literatura nas aulas de língua inglesa e a importância de se trabalhar com projetos. Depois, vamos apresentar projetos desenvolvidos no âmbito de três disciplinas de literatura de língua inglesa: o Poetry Sarau, o LiteraryCast: UFMS e o Literary Talks: papos sobre literatura. O primeiro acontece presencialmente e os dois últimos geram produtos como podcasts e lives, os quais são compartilháveis em canais públicos e gratuitos. Concluímos que, uma vez que se trata de projetos que permitem a partilha dos seus conteúdos, lidam com uma variedade grande de competências e linguagens, permitem o uso criativo da língua, literatura e cultura em língua inglesa, construindo vivências relevantes e fundamentais na formação de futuras/os docentes, foram bem sucedidos em fugir do ensino tradicional, que apenas usa a literatura como um objeto de fruição individual, e são boas opções de atividades extensionistas.

Biografia do Autor

Elton Luiz Aliandro Furlanetto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e pesquisador do GREAT – Grupo de Estudos de Adaptação e Tradução, do Literatura & Utopia e do Observatório do Futuro. Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Letras Inglês e Português pela Universidade de São Paulo (2005). É mestre (2010) e doutor (2015) na área de Estudos Linguísticos Literários em Inglês na USP, com bolsa sanduíche da CAPES na University of Florida.

Referências

ATAIDE, Dayse Paulino de. A Leitura de textos literários nas aulas de língua inglesa: uma proposta didática para a educação básica. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Curitiba, PR, 2018. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/55429. Acesso em: 15 fev. 2023.

BATISTA, Marcos dos Reis; DA SILVA, Suellen Cordovil. Uma Reflexão Sobre o Ensino-Aprendizagem de Literatura de Língua Inglesa. Movendo Ideias, v. 22, n. 1, p. 56-63, 2018. Disponível em: http://revistas.unama.br/index.php/Movendo-Ideias/article/view/964. Acesso em: 15 fev. 2023.

BENITES, Fernando Bruno Antonelli Molina. A literatura nas aulas de língua inglesa: contribuições para o ensino-aprendizado e para a formação de leitores. Dissertação (Mestrado). Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Londrina, PR, 2018. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3385.

BOZZA, Morgana Cristina; CALIXTO, Benedito. A Importância do texto literário nas aulas de língua inglesa no ensino médio. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PDE capacitação de professores da SEED-PR) – Secretaria de Estado da Educação do Paraná – Núcleo R. de Educação Maringá. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_morgana_cristina_bozza.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.

CARVALHO, Isaias Francisco de; BRIGLIA, Tcharly Magalhães. O texto dramático shakespeariano na aula de língua inglesa do ensino médio. Calidoscópio. v. 11, n. 3, p. 306-319, 2013. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2013.113.09. Acesso em: 15 fev. 2023.

CERQUEIRA, Maiara Gonçalves; LIMA, Regivânia Almeida Moreira. Uma experiência de literatura em língua inglesa: leitura multimodal versus leitura semiótica. Revista Práticas de Linguagem. v. 7, n. 2, p.161-169, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/praticasdelinguagem/article/view/28511. Acesso em: 15 fev. 2023.

COLLIE, Joanne; SLATER, Stephen. Literature in the language classroom: a resource book of ideas and activities. Cambridge university press, 1987.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2010.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 2020.

COSTA, Alice Maria Figueira Reis da; ALMEIDA, Wallace Carriço de; SANTOS, Edméa Oliveira dos. Eventos científicos online: o caso das lives em contexto da COVID-19. Práx. Educ., Vitória da Conquista, v. 17, n. 45, p. 162-177, abr. 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000200162&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 fev. 2023.

CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; CABRAL, Vinícius Neves de. Literaturas de Língua Inglesa e Educação Ambiental. Calidoscópio. v. 14, n. 1, p. 134-144, 2016. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2016.141.12.

DEARDORFF, Darla K. Manual for developing intercultural competencies: Story circles. Routledge, 2019.

FERREIRA, Isabel Cristina Rodrigues; GOMES, Camila da Silva. As Literaturas de Língua Inglesa como Ferramenta para Instigar a Aprendizagem de Inglês no Ensino Médio a partir da Identificação Social e Cultural. Itinerarius Reflectionis. v. 15, n. 4, p. 01-14, 2019. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/60239. Acesso em: 15 fev. 2023.

FETTERMANN, Joyce V.; BENEVENUTI, Clesiane B.; TAMARIZ, Annabell D. R. Letramentos em processo: lives como um gênero textual acadêmico a partir da pandemia do COVID-19. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.anais.nasnuv.com.br/index.php/CILTecOnline/article/view/870. Acesso em: 15 fev. 2023.

FUSS, Diana; GLEASON, William A. (Ed.). The Pocket Instructor: Literature: 101 Exercises for the College Classroom. Princeton University Press, 2015.

IZARRA, Laura P. Z.; DI CANDIA, Michela Rosa (org.). Ensino de Inglês através do texto literário. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2007.

KRIEGL, Désirée Luise. A literatura como elemento de mediação cultural no ensino de língua inglesa: análise de atividades sobre o texto literário em livros didáticos de inglês. Dissertação (Mestrado em Educação) – Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2015. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/45114. Acesso em: 15 fev. 2023.

LASARO, Flavia Aparecida; LOPES, Gabriele; TONEZER, Maria Elvira; COLASANTE, Renata. O ensino da literatura em aulas de língua inglesa: desafio e vantagens. Anais da 4a Mostra Acadêmica UNIMEP. São Paulo, 2007. Disponível em: https://www.academia.edu/1600712/O_Ensino_da_Literatura_em_Aulas_de_L%C3%ADngua_Inglesa_Desafio_e_Vantagens. Acesso em: 15 fev. 2023.

LAZAR, Gillian. Literature and language teaching: A guide for teachers and trainers. Cambridge University Press, 1993.

LIMA, Adria Kezia Campos. Literatura no ensino/aprendizagem de língua inglesa: formação da consciência linguística e crítica. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Jataí, 2020. Disponível em: http://bdtd.ufj.edu.br:8080/bitstream/tede/10392/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20Adria%20Kezia%20Campos%20Lima%20-%202020.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.

LIMA, Lisiane Ferreira; RAMOS, Twyne Soares. Sarau Literarte: a socialização da leitura e da arte. Caminho Aberto: revista de extensão do IFSC, [S. l.], n. 5, p. 88-92, 2021. DOI: 10.35700/ca20160588-922054. Disponível em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/caminhoaberto/article/view/2054. Acesso em: 15 fev. 2023.

LLINARES, Dario; FOX, Neil; BERRY, Richard (Ed.). Podcasting: New aural cultures and digital media. Springer, 2018.

LOPES, Francisco Edson de Freitas. O ensino de literatura no processo de aprendizagem de Língua Inglesa. Monografia (Trabalho de conclusão de curso). Universidade Federal de Campina Grande – Unidade Acadêmica de Letras. Centro de Licenciatura Plena em Letras – Língua Inglesa. Cajazeiras, PB. 2015.

LOURENÇO, Daiane da Silva. Letramento Literário e (a Ausência de) Políticas Públicas Nacionais e Estaduais para o Ensino de Literatura em Língua Inglesa. Revista X. v. 1, n. 1. 2011. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/23022. Acesso em: 15 fev. 2023.

MAGGIO, Sandra Sirangelo. Literaturas de Língua Inglesa e a formação do leitor. Livros que seu aluno pode ler: formação do leitor na educação básica. Volume 1. [recurso eletrônico]. Porto Alegre: SciBooks, 2012. p. 101-110, 2012.

NASCIMENTO, Luciana; ASSIS, Lúcia Maria de; OLIVEIRA, Aroldo Magno de. Linguagem e ensino do texto. [digital] Editora Edgard Blücher, 2016. Disponível em: https://openaccess.blucher.com.br/download-pdf/315. Acesso em: 15 fev. 2023.

OLIVEIRA, Ana Flávia de Morais Faria. Claire of the Sea Light, de Edwidge Danticat: Uma Proposta Descolonizada para o Ensino de Literaturas de Língua Inglesa. Humanidades & Inovação. v. 5, n. 1, 2018. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/565. Acesso em: 15 fev. 2023.

OLIVEIRA, Rejane Pivetta de; PELLIZZARO, Tiago. Literatura e Sarau: Implicações políticas. Abriu: estudos de textualidade do Brasil, Galicia e Portugal. n. 6, p. 65–83, 2017. Disponível em: https://revistes.ub.edu/index.php/Abriu/article/view/abriu2017.6.4. Acesso em: 15 fev. 2023.

PAULA, Maria Ap. R. de; FERREIRA, Geniane Diamante Ferreira; FELDMAN, Alba Krishna Topan. Diversidade e Multiculturalismo por Meio da Literatura em Língua Inglesa. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. v. 1. 2016.

SELBACH, Helena Vitalina; SARMENTO, Simone. A Pedagogia de Projetos de Hernández e a Pedagogia Crítica de Freire como possibilidades para uma educação humanizadora. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6, 2015, Santa Maria. Anais [...]. Santa Maria: Faculdade Palotina, 2015. p. 1-10.

SILVA, Luciana Severino da. O Ensino de Língua Inglesa Através da Literatura: Possibilidades para as Aulas do Ensino Fundamental e Médio. Porto das Letras, v. 2, n. 3, p. 196-213, 2016. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/2807. Acesso em: 15 fev. 2023.

SILVEIRA, Beatriz B. R. da; VIGETA, Sônia M. G.; HORTA, Ana Lúcia de M. Sarau Literário: a experiência de um projeto de extensão. Revista Brasileira de Extensão Universitária. v. 10, n. 3, p. 123-129, 21 out. 2019. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10683. Acesso em: 15 fev. 2023.

SPINELLI, Martin; DANN, Lance. Podcasting: The audio media revolution. Bloomsbury Publishing USA, 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL (UFMS). Projeto Pedagógico do Curso de Letras Português e Inglês – Licenciatura. Campo Grande: FAALC-UFMS, 2022. Disponível em: https://faalc.ufms.br/documentos-e-formularios-letras-portugues-ingles/. Acesso em: 15 fev. 2023.

WIELEWICKI, Vera Helena G.; MARINS, Liliam C.. Multiletramentos e ensino de literatura em língua inglesa na formação do professor em um curso EAD. Línguas & letras. v. 19, n. 44, 2018. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/20261. Acesso em: 15 fev. 2023.

Downloads

Publicado

2024-08-21

Como Citar

FURLANETTO, Elton Luiz Aliandro. Ensino por meio de projetos nas aulas de literatura em língua inglesa. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 29, p. 01–22, 2024. DOI: 10.5007/2175-7917.2024.e100098. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/100098. Acesso em: 6 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Manifestações da literatura no VI SIEL e XXIV Semana de Letras da UFMS