Um antropófago em Hollywood: Oswald espectador de Valentino
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2008v13n1p16Resumo
Retomando um caso emblemático das referências, pouco exploradas, do modernismo brasileiro a Hollywood, o de Oswald de Andrade ao ator Rudolph Valentino (um dos primeiros super-stars), pretende-se analisar como a temática da reprodução das imagens pelo cinema se articula com a “poética do grilo” gestada no seio da Antropofagia. Naquele texto que talvez seja a síntese mais acabada da Revista de Antropofagia, “Esquema a Tristhão de Athayde”, Oswald invoca Valentino como exemplo da “pedra de toque do direito antropofágico”, a teoria da “posse contra a propriedade”. A desaparição da aura e a liberação de espectros, possibilitada pelas técnicas de reprodução da arte (e retratadas numa crônica de Oswald sobre Valentino), permitem entrever a utopia antropófaga onde se torna impossível separar o original mais autêntico da cópia mais barata.
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